A Inditex, dona de marcas como a Zara, divulgou hoje que as vendas ultrapassaram os 38.600 milhões em 2024, o que corresponde a um crescimento de 7,5%.
Já os lucros atingiram quase 6 mil milhões, um aumento de 9% nos dividendos do grupo. Isto representa uma desaceleração no crescimento, já que, no último ano, o incremento foi de 30%.
Contudo, este é o quarto ano consecutivo a crescer, após um queda considerável em 2020 devido à pandemia.
“Os excelentes números de vendas e lucros demonstram a solidez do crescimento lucrativo do Grupo Inditex, baseado na qualidade da oferta comercial em todos os nossos formatos, na eficiência de todas as operações e na inovação constante com que nossas equipes impulsionam um modelo de negócio que continua demonstrando sua ambição e força 50 anos após a abertura de nossa primeira loja”, refere Óscar García Maceiras, CEO do grupo, citado pelo La Voz de Galicia.
As vendas em lojas físicas aumentaram 5,9%, enquanto ‘online’ o crescimento aumentou 12%, superando os 10 mil milhões de euros por esta via.
O jornal La Voz de Galicia lembra, citando a agência Efe, que a Inditex fatura mais que a H&m, Primark, Uniqlo, Gap e Mango juntas. Apesar disso, as ações da Inditex caíram 7,5% na bolsa, podendo isso estar relacionado com a desaceleração das vendas os início deste ano.
Todas as marcas do grupo apresentaram crescimento nos lucros: Stradivarius (24,9%), Bershka (19%), Massimo Dutti (18%), Zara (8%), Oysho (7,3%) e Pull&Bear (4,5%).
O fundador e maior acionista (59%) da Inditex, Amancio Ortega, vai receber mais de três milhões de euros em dividendos da companhia, um valor superior aos 2,8 milhões que recebeu no último ano. Já Marta Ortega, presidente da Inditex, irá receber sensivelmente um milhão de euros, o mesmo montante do ano transato.
Em declarações durante a apresentação dos resultados, realizado hoje, Óscar García Maceiras, CEO do grupo, garantiu que a produção em Portugal é para manter, apesar de admitir outras localizações como os Estados Unidos da América.
“Continuaremos a manter a proximidade – Espanha, Portugal e Marrocos – mas temos flexibilidade e, onde quer que haja uma indústria de manufatura com padrões de qualidade, estamos sempre dispostos a avaliá-la”, disse o CEO da empresa fundada em 1963 como uma pequena empresa com sede na Corunha, Galiza.
Atualmente, a Zara tem 280 lojas em Portugal.