Dominado incêndio florestal que deflagrou acima da Vila do Gerês

Em Vilar da Veiga
Dominado incêndio florestal que deflagrou acima da vila do gerês
Fotos: Joaquim Gomes / O MINHO

O incêndio florestal que deflagrou ao início da tarde desta segunda-feira, na localidade da Preguiça, acima da Vila do Gerês, na freguesia de Vilar da Veiga, em Terras de Bouro, está já dominado, apurou O MINHO junto do próprio teatro de operações.

Além dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, sob comando de Lino Oliveira, segundo-comandante desta corporação, estão no local diversos profissionais do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), já baseados no Vidoeiro.

Um helicóptero da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) também esteve envolvido no combate às chamas, que se aproximaram várias vezes da Estrada Nacional 308-1, a que acede da Vila do Gerês para a Portela do Homem.

Na zona envolvente do Miradouro da Preguiça e da Casa Florestal da Preguiça, que ardeu há cerca de um ano atrás, foi preciso aquela aeronave de asa rotativa lançar o baldão da água recolhida na Albufeira da Caniçada, para atacar áreas mais inacessíveis.

Militares do Posto Territorial da GNR da Vila do Gerês apoiaram os elementos do ICNF, quer o Vigilantes da Natureza, quer os do Corpo Nacional de Agentes Florestais (CNAF), que já nos últimos dias impediram a progressão das chamas para a zona.

Durante o final da semana, enquanto os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro protegiam do fogo aproximar-se as aldeias de Cutelo, Vergaço, Cortinhas e Levada, os elementos do ICNF posicionaram-se acima da antiga aldeia de Vilarinho da Furna.

Dominado incêndio florestal que deflagrou acima da vila do gerês
Fotos: Joaquim Gomes / O MINHO

O trabalho, conjugado com militares da Unidade de Emergência, Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, baseados em Arcos de Valdevez, impediu a chegada das chamas às matas contíguas de Palheiros e de Albergaria, das áreas mais protegidas do PNPG.

A proteção das aldeias e dos habitats tem sido a principal preocupação das autoridades de socorro, em colaboração com a GNR, mas estima-se que cerca de dez por cento da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) tenha ardido nos últimos dias.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Avançado formado no lens e no arsenal é reforço do vizela

Avançado formado no Lens e no Arsenal é reforço do Vizela

Próximo Artigo
Vila real pede reforço de meios no terreno para combater incêndio que começou há dois dias

Vila Real pede reforço de meios no terreno para combater incêndio que começou há dois dias

Artigos Relacionados