Seguir o O MINHO

Cávado

Dom Carlos, Galliano e Pedra Furada premiados com Galo de Ouro

em

Terminou, este domingo, a décima edição do concurso Galo Assado que premiou com o Galo de Ouro os restaurantes Dom Carlos (Galo Recheado No forno), Galliano (Galo à peregrino) e Pedra Furada (Galo recheado no forno à moda de Barcelos).

Dom Carlos, Galliano e Pedra Furada foram os grandes vencedores da décima edição do concurso Galo Assado conquistando a categoria de Galo de Ouro, face à excelência das composições apresentadas a concurso.

O júri do concurso, composto pelo Chefe Eduardo Vinagre, pelo Chefe Feliciano Silva e pelo famoso João Carlos Silva, que veio propositadamente de S. Tome e Príncipe para integrar a equipa de jurados deste concurso, visitou e avaliou os restaurantes atribuindo ainda a categoria de Galo de Prata ao restaurante Solar Real, Vera Cruz, Muralha e Chuva, enquanto com o titulo de Galo de Bronze, ficaram Babette, Casa dos Arcos, Papas da Língua, Sonho do Cavado e Pérola da Avenida.

O júri entendeu ainda distinguir o restaurante Pedra Furada com o Prémio Especial do Júri, pela categoria e excelência apresentada, bem como o restaurante Galliano com o prémio inovação pela criatividade e junção de conceitos, imagem e sabores presentes no prato “O galo peregrino”.

Em termos gerais, os jurados, exaltaram a qualidade da totalidade das composições, que acabam por ser distinguidas em pormenores em sede de concurso, mas que apresentam uma base comum, elencada nos produtos de excelência da região e que rememoram a tradição do Galo.

Cada vez mais o Galo Assado é uma iguaria identificativa do quadro gastronómico local, cabimentam-se como uma iguaria que retrata a excelência dos produtos da terra e da culinária de excelência, bem como o simbolismo ligado à história e identidade dos caminhos de Santiago que são um legado cultural dos barcelense.

“É já uma referência do quadro gastronómico do Porto e Norte de Portugal, promovendo a movimentação de centenas de amantes do turismo gastronómico”, refere a autarquia de Barcelos.

Populares