Dois municípios galegos aderem ao Eixo Atlântico

Orçamento para 2025 é de 4,77 milhões de euros
Dois municípios galegos aderem ao eixo atlântico
Foto: DR

Os municípios galegos de Vilalba e Betanzos devem entrar, em fevereiro de 2025, para o Eixo Atlântico, a associação luso-galaica de municípios do Noroeste peninsular.

Os dois concelhos solicitaram a adesão em outubro e, esta manhã, em Pontevedra, na reunião da Comissão Executiva, a secretaria geral apresentou um relatório favorável após vários meses de reuniões com as duas cidades. A proposta de adesão deverá ser ratificada na Assembleia Geral, que ocorre a 18 de fevereiro em Viana do Castelo.

Na ocasião, a Comissão Executiva aprovou a proposta de programa e de orçamento para 2025, que será enviada à Assembleia Geral, no montante de 4,77 milhões de euros, e que inclui recursos próprios, assim como os provenientes de programas europeus.

Fonte do organismo revelou, em comunicado, que, em 2025, à proposta de programa do Eixo Atlântico serão incorporadas duas novas linhas em sintonia com as prioridades da Comissão Europeia. Por um lado, trabalhar-se-á no conceito de “mudança de hábitos” que desenvolve a Agenda Urbana, focando-se em áreas-chave como a energia, a mobilidade, a economia circular e o consumo responsável, assim como a prevenção do desperdício de alimentos.

Processo de internacionalização

Por outro lado, – acrescenta o Eixo – “continuar-se-á a trabalhar nas ações que são consideradas de sucesso e que conseguiram uma alta participação social (desportos, educação, cultura e turismo) e aquelas outras de valor estratégico para a administração das cidades: economia, sustentabilidade urbana e coesão social. A segunda linha de trabalho é o processo de internacionalização no qual o Eixo Atlântico está imerso”.

A Associação refere, ainda, que, “a experiência acumulada em 32 anos de vida do Eixo Atlântico, e os projetos de referência que cimentaram o seu prestígio na Europa e fora dela, impulsionaram uma estratégia de cooperação com países do outro lado do Atlântico, tanto lusófonos e hispânicos como com o Canadá, com os quais atualmente se está a trabalhar em programas de cooperação”.

Da mesma forma, a Comissão Executiva aprovou o relatório do presidente, Luís Nobre, e o das Comissões Políticas nos quais se reflete o elevado nível de execução do programa do Eixo Atlântico.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Andam a furtar presépios em trás-os-montes

Andam a furtar presépios em Trás-os-Montes

Próximo Artigo
Construtora de vila verde queria indemnização de 1,5 milhões da câmara de braga

Construtora de Vila Verde queria indemnização de 1,5 milhões da Câmara de Braga

Artigos Relacionados