Vila Verde vai receber, no sábado, a Festa do Caldo do Pote de Sabariz a partir das 17:00.
São 26 caldos diferentes, feitos em potes de ferro sobre fogueiras a lenha, num “ambiente de festa popular”.
De acordo com a autarquia, serão confecionadas receitas “à moda antiga, sempre com atenções centradas nos produtos da terra, dos legumes e da batata ao feijão”.
Ao longo da tarde, os caldos são preparados no recinto da sede da Junta de Freguesia, ao ar livre, “sem varinhas mágicas, nem enlatados” – como refere a organização.
São também servidas pataniscas e bifanas, antes das pessoas serem convidadas a provar dos 26 caldos diferentes.
A Festa do Caldo do Pote de Sabariz – uma iniciativa internacionalizada e que será replicada em Dusseldorf, na Alemanha, a 10 de novembro – é um dos eventos mais carismáticos da programação Na Rota das Colheitas, que o município de Vila Verde promove durante quatro meses, percorrendo todo o concelho.
“Confecionados por homens e mulheres de diferentes atividades profissionais, com produtos da agricultura local, os caldos congregam uma enorme multiplicidade de sabores”, nota a Câmara.
E acrescenta: “Couves, repolho, nabos, nabiças e os mais variados feijões, sem esquecer as boas carnes campestres, fazem parte do leque de ingredientes para a confeção dos diferentes caldos, que incluem ainda a farinha e também a batata esmagada à colher”.
Às cozinheiras e cozinheiros de Sabariz, vão juntar-se também alguns companheiros de freguesias vizinhas do Vale do Homem.
Com contributos também de emigrantes sabarizenses com caldos típicos, a Festa inclui ainda os caldos verde, da pedra e de feijão verde, da aldeia, à lavrador, à camponesa e até de bacalhau. Acresce o caldo de lentilhas. Este ano, há ainda a novidade do caldo de migas com feijão.
No total, deverão ser confecionados mais de 2.000 litros de caldo, em potes cujos tamanhos variam entre os 35 e os 100 litros.
À entrada do recinto, as pessoas podem adquirir, por cinco euros, uma malga alusiva ao evento, pela qual podem aceder livremente a todos os caldos, que começam a ser servidos a partir das 19:00.
Na Festa, será ainda possível aceder a iguarias do mundo rural, como pataniscas de bacalhau e bifanas. Estarão ainda disponíveis vinhos verdes tinto e brando e outras bebidas.
Segundo o presidente da Junta da Freguesia, Fernando Simões da Silva, a entrada será limitada ao máximo de duas mil pessoas, por forma a garantir boas condições de acomodação e mobilidade, “numa festa aberta ao público em geral”.
“A grande adesão popular ao evento tem servido de estímulo à recuperação da tradição de cozinhar nos potes de ferro e com lume a lenha”, nota a Câmara.
O evento, que envolve mais de seis dezenas de voluntários, é organizado pela Junta de Freguesia e pela Associação Popular de Sabariz, com o apoio do Município de Vila Verde.