Seguir o O MINHO

Esposende

Dois mil corredores de 11 nacionalidades invadem marginal na Meia Maratona de Esposende

em

Perto de dois mil atletas disputam no domingo, 27 de maio, a Meia Maratona de Esposende, organizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Run Porto.

A autarquia adiantou que o evento insere-se na estratégia do Município, de fomento da prática desportiva, da promoção do turismo e da dinamização da economia. O Município optou pela organização da Meia Maratona em detrimento da Corrida da Primavera e da Corrida Marginal à Noite, provas que vinha realizando, em parceria também com a Run Porto, assinalando o início de um novo ciclo desportivo.

Foto: DR

O Vereador do Desporto, Rui Losa, salienta que, “tirando partido das excelentes condições naturais, o concelho assume um aposta clara e
inequívoca no fomento da prática desportiva, promovendo, através do programa “Esposende Run”, um conjunto de eventos que vão ao encontro dos vários grupos etários, desde corridas a caminhadas”. Referiu que a Meia Maratona “responde a uma aspiração de muitos
esposendenses, que pretendiam ver retomada esta prova, a qual traduz também a aposta municipal na promoção de eventos capazes de trazer mais gente a Esposende”.

Duas provas

A Meia Maratona integra duas provas, ambas cronometradas: a clássica corrida de 21 Km e a corrida/caminhada de 10 quilómetros, com partida e chegada da Avenida Eduardo Arantes e Oliveira (Avenida Marginal). O vereador Rui Losa assumiu os constrangimentos do trânsito automóvel decorrentes do evento e a preocupação em minimizar o seu impacto.

A apresentação esteve a cargo de Jorge Teixeira, da Run Porto, que disse que o objetivo passa pela internacionalização. Afirmou que Esposende vai acolher um “evento de altíssima qualidade”, que se desenvolve num percurso plano, de singular beleza natural.

Atendendo a que as inscrições ainda estão abertas, deixou o desafio para que mais participantes possam aderir.

Jorge Teixeira referiu que o evento é apadrinhado por Paulo Guerra, campeão europeu de crosse e medalha de bronze no mundial da
especialidade, e que, no plano dos atletas de elite, a iniciativa conta com pesos-pesados do meio-fundo e fundo nacional. Os 21 quilómetros serão disputados por atletas do Sporting CP, José Moreira e Hélder Santos, Daniel Pinheiro do Águias de Alvelos e Mónica Silva. Nos 10 Km, Rui Pedro Silva, também do Sporting CP, corre pela primeira posição na distância. Vão estar representadas onze nacionalidades, nomeadamente
Portugal, Espanha, Roménia, Rússia, Reino Unido, Noruega, Alemanha, Áustria, Brasil, Paraguai e África.

Novidade será o serviço de «Live Tracking» na prova de 21 quilómetros que permite fazer o acompanhamento em tempo real dos atletas.

A aposta desportiva do Município foi elogiada pelo Delegado Regional do Norte do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias.

Anúncio

Cávado

Detido por ameaçar de morte ex-namorada e bombeiros em Esposende

Violência doméstica

em

Foto: DR / Arquivo

Um homem, de 50 anos, foi detido, este domingo, por militares do posto territorial de Esposende da Guarda Nacional Republicana (GNR), pelo crime de violência doméstica, anunciou hoje aquela força policial.

Em comunicado enviado a O MINHO, a GNR refere que a detenção foi efetuada “na sequência de duas situações de ameaças à ex-namorada”.

“A primeira no sábado e a segunda ontem, domingo, esta última diante de elementos dos Bombeiros Voluntários de Esposende que o estariam a tentar socorrer em virtude de estar alcoolizado e alterado”, refere.

Também vítimas de insultos e ameaças, os bombeiros alertaram os militares da guarda, que entretanto se deslocaram ao local e presenciaram as ofensas de morte proferidas contra à vitima, culminando assim na sua detenção.

O detido permaneceu nas instalações da Guarda, até ser presente hoje, dia 18 de novembro, ao Tribunal de Barcelos, para aplicação de medidas de coação.

Continuar a ler

Cávado

Natal em Esposende com “duendes” e pista de gelo ecológica

Programação de Natal

em

Foto: Divulgação

O espírito natalício está prestes a instalar-se em Esposende. Uma pista de gelo ecológica será a grande atração do espaço Duendelândia On Ice, na zona Ribeirinha de Esposende, onde também se realizará a festa de Passagem de Ano, estando garantida a presença de Joana D’Arc, DJ Pette e a sessão de Fogo de Artifício.

O ambiente encantado alcançará o seu expoente máximo com a Parada e Chegada do Pai Natal, com mais de 35 figurante, marcada para as 15:30 do dia 22 de dezembro, com desfile a sair do Largo Dr. Fonseca Lima, com passagem pela Rua 1.º de Dezembro, Largo Rodrigues Sampaio, terminando na zona ribeirinha, junto da Duendelândia On Ice.

A programação de Natal de Esposende apresenta muita animação e música para envolver a cidade no verdadeiro espírito natalício, com muitas surpresas para os principais destinatários desta quadra: as crianças.

A organização volta a reunir o Município de Esposende e a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), com as quais colaboram entidades e instituições locais que, através de um programa abrangente, dinamizam o comércio local.

As ruas de Esposende ganham brilho suplementar, já a partir das 19 horas do dia 27 de novembro, altura em que ocorrerá a cerimónia de ligação da iluminação de Natal, com o “Concerto Mais Pequeno de Natal”, protagonizado pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, na Praça do Município.

A Duendelândia On Ice reunirá inúmeras atrações, centradas em jogos e animação, complementadas este ano pela magia que proporciona uma pista de gelo. Este espaço estará aberto ao público de 14 a 29 de dezembro, das 10:00 às 12:30 e das 14:30 às 18:30, na Zona Ribeirinha de Esposende.

Aos mais pequenos é proporcionada a experiência de explorar uma Floresta Duende, o Globo Duende, o Ski VR Realidade, a Casa do Pai Natal e insufláveis.

O espetáculo “A Árvore Livreira” subirá ao palco do Auditório Municipal de Esposende, nos dias 5, 6 e 8 de dezembro, com sessões destinadas a crianças das escolas de Esposende e ao público em geral.

Prosseguindo a forte aposta na educação ambiental, entre 7 de dezembro e 7 de janeiro estará patente a exposição “O Meu Natal é Ecológico”, no Centro Informação Turística de Esposende e o Centro de Educação Ambiental acolhe, a 7 de dezembro, uma oficina de “Arranjos Natalícios”.

Dia 7 de dezembro, a Igreja Paroquial de Apúlia recebe, às 21 horas, o Concerto CPCE, altura em que será lançado o disco AETERNUM e, no dia 8 de dezembro, às 17 horas, na Igreja Paroquial de Belinho, realiza-se o Concerto de Natal, pelo Coro Sénior de Esposende.

A Igreja Paroquial de S. Paio de Antas recebe, dia 14 de dezembro, o concerto de Natal “The Classic & Ensemble de Sopros da Banda de Antas”, às 21 horas.

Também o Coro Ars Vocalis protagonizará um concerto de Natal, no dia 21 de dezembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal.

A Biblioteca Municipal Manuel Boaventura associa-se às atividades, com a Hora do Conto, no dia 15 de dezembro, pelas 16 horas, com a dramatização do conto “ZPLIM!! Dia e Noite Rumo ao Polo Norte!” e, nesse mesmo dia, entre as 10 e as 19 horas, o Largo Rodrigues Sampaio acolhe a Feira de Artesanato de Natal.

Nos dias 19 e 20 estão previstas para o Auditório Municipal sessões de cinema infantil, com o filme Frozen II – O reino do Gelo. O Museu Municipal de Esposende, a Casa da Juventude, o Centro de Educação Ambiental e o Centro Interpretativo de S. Lourenço acolhem oficinas, para preencher os tempos livres dos mais novos que se encontram em férias escolares.

Já em janeiro, dia 5, pelas 15 horas, o Auditório Municipal de Esposende acolhe os Cantares ao Menino e, a encerrar a programação, dia 11, realiza-se a Corrida de Ano Novo.

Continuar a ler

Cávado

Esposende: Militares de folga recuperam máquina avaliada em 6 mil euros

Máquina de fusão de fibra ótica furtada

em

Foto: Divulgação

Dois militares do posto territorial de Esposende da Guarda Nacional Republicana (GNR) recuperaram, na sexta-feira, uma máquina de fusão de fibra ótica avaliada em 6 mil euros, que havia sido furtada naquele concelho, anunciou este domingo aquela polícia.

Apesar de se encontrarem de folga, os dois guardas receberam uma denúncia sobre o furto desta máquina e deslocaram-se ao local, conseguindo ainda localizar o suspeito, de 48 anos, e recuperar a máquina, que estava na sua posse.

O suspeito foi constituído arguido, a máquina restituída ao seu legitimo proprietário e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Esposende.

Continuar a ler

Populares