Os utentes do Hospital de Barcelos que são submetidos a prótese total da anca e joelho estão, desde novembro, a ser acompanhados em casa após receberem alta.
Trata-se de “um projeto pioneiro que garante o percurso integrado” deste utentes da área de ortopedia, explica a Unidade Local de Saúde (ULS) de Barcelos/Esposende.
Em comunicado, a ULS explica que “esta projeto integrado tem como objetivo, otimizar a qualidade e a eficiência dos cuidados, contribuindo para uma cirurgia segura e uma reabilitação precoce”.
De acordo com a mesma fonte, o percurso tem o seu início na consulta da especialidade de ortopedia aquando da inscrição do utente para cirurgia e termina com a recuperação da autonomia do utente, em contexto domiciliário.
“Todo este processo envolve um conjunto de etapas, garantindo um acompanhamento integrado e adequado ao longo do percurso, com protocolos específicos entre as diferentes equipas de saúde dos dois níveis de cuidados – cuidados de saúde hospitalares e cuidados de saúde primários. Estão envolvidos: a equipa de ortopedia, medicina interna, anestesiologia, enfermeiros e enfermeiros especialistas de reabilitação do internamento e médicos e enfermeiros de família”, refere o comunicado.
Em novembro começou o acompanhamento destes utentes no pós alta hospitalar, com visitas domiciliárias por parte dos enfermeiros de reabilitação das unidades de cuidados na comunidade (UCC), dando assim continuidade à reabilitação iniciada no internamento hospitalar, reduzindo assim o tempo médio de internamento hospitalar e promovendo uma recuperação mais rápida.
“Assim, após a alta hospitalar, com estas visitas regulares por parte dos enfermeiros especialistas de reabilitação da comunidade, o utente recebe orientações sobre o todo o processo de reabilitação, incluindo entre outros, exercícios de fortalecimento muscular, capacitação na marcha ou prevenção de complicações”, acrescenta a ULS.
Para o hospital, “o percurso integrado para além de melhorar a experiência do utente, garante uma estabilização da sua condição clínica antes da cirurgia e um aumento da eficácia dos cuidados prestados, resultando em tempos de resposta mais rápidos e consequentemente diminuição de listas de espera”.
Este modelo reflete o compromisso da ULS de Barcelos/Esposende em oferecer cuidados de saúde de excelência, centrados no utente e com o foco na melhoria contínua dos seus serviços. Por outro lado, este projeto é corolário das vantagens do modelo organizacional de integração de cuidados em que assenta o funcionamento de uma Unidade Local de Saúde.