Um grupo de mulheres em tratamento do cancro da mama participaram, esta terça-feira, num workshop de autocuidados levada a cabo pelos laboratórios AVENE com participação do Hospital de Dia de Oncologia, em Viana do Castelo.
A iniciativa foi promovida pela Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo e tem o mote: “porque manter uma pele cuidada e uma imagem bonita torna tudo menos doloroso”.
Em nota publicada nas redes sociais, a Liga destaca a “dedicação e carinho” da enfermeira Paula Amorim para com “estas mulheres”. Realça também as mulheres que estão em tratamento contra o cancro da mama, “bonitas, fortes, corajosas, a dar a cara por uma luta que é de todas”.
A Liga partilhou ainda o testemunho de uma das participantes, que é colaboradora na ULSAM (Unidade Local de Saúde do Alto Minho).
“Quero agradecer à Liga pela iniciativa desta manhã. É muito importante para nós mulheres, nesta fase complicada em lidar também com a imagem. Seria tão bom a Liga poder promover mais workshops deste género. Deixo, como sugestão, o uso e confeção dos turbantes e lenços Um grande bem haja à Liga”, lê-se no testemunho.
O cancro da mama é um dos mais comuns por entre o sexo feminino, havendo o registo de cerca de 7.000 novos casos a cada ano em Portugal.
Desde a década de 1990 que o mês de outubro é dedicado à luta mundial contra esta doença, primeiramente no dia 15, com o “Dia Mundial da Saúde da Mama”, depois 19, hoje, o “Dia Mundial do Cancro da Mama” e, por fim, no dia 30, o “Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama”.