Arquivo

Doente diz que espera há quatro meses por um pacemaker, Hospital de Braga diz que são só 30 dias

Doente diz que espera há quatro meses por um pacemaker, hospital de braga diz que são só 30 dias
Imagem ilustrativa

Um doente do serviço de Cardiologia do Hospital de Braga diz que está, há quatro meses, à espera que o Serviço lhe coloque um pacemaker cardíaco.


Em declarações a O MINHO, o utente, que se identificou mas pediu o anonimato, salientou que tem medo de vir a falecer por falta do artefacto médico e garantiu que há entre 150 a 200 pessoas na mesma situação, ou seja que esperam pela sua colocação ou pela substituição da pilha: “no caso da pilha o problema não é grave porque o pacemaker alerta com muita antecedência. Mas no que toca à colocação, o doente pode ter uma crise grave ou mesmo perecer”, sublinhou.


O MINHO contactou a administração do Hospital, a qual respondeu que “o tempo de espera para implantação de pacemaker, nas situações em que existe uma indicação absoluta, não excede os 30 dias. À data de hoje, há inscritos para implantação de pacemaker um total de nove utentes e 28 estão inscritos para substituição.”.


E acrescenta: “Em todas as situações em que possa haver risco iminente de vida, os utentes são internados para implantação urgente dos dispositivos. Por outro lado, o tempo de espera para substituição de pacemaker não excede os seis meses”.


A unidade de saúde garante, ainda, que “os utentes portadores de pacemaker são regularmente vigiados, presencialmente e/ou através de sistema de telemonitorização, recebendo indicação para substituição dos dispositivos quando a previsão de duração das baterias é inferior a 6-12 meses”.


E conclui: “Não obstante o que se poderá considerar um bom desempenho, o Conselho de Administração permanece determinado em melhorar os índices de desempenho, visando sempre o superior interesse dos utentes”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Paquita faz hoje 109 anos e ainda come lampreia, vai à praia e passeia pela corunha

Paquita faz hoje 109 anos e ainda come lampreia, vai à praia e passeia pela Corunha

Próximo Artigo
Meninos de 3 e 6 anos entre os feridos de despiste de carro em ponte de lima

Meninos de 3 e 6 anos entre os feridos de despiste de carro em Ponte de Lima

Artigos Relacionados