Braga
Do Luxemburgo à Póvoa de Lanhoso, de Famel, a 50 km/h
Grupo de amigos em aventura ousada
Chama-se Diogo Castro, é de Vilela, Póvoa de Lanhoso, e há onze anos que vive em Petánge, no Luxemburgo. Com mais três amigos portugueses também emigrados no grão-ducado, vai montar na sua Famel Xf-17 Super e percorrer mais de 2.000 quilómetros com destino ao castelo da vila minhota, só pela aventura. A data de partida já está marcada: 01 de abril. A chegada, estima, será cinco dias depois.
Aos 23 anos, partiu para o Luxemburgo, onde hoje é casado com a companheira, também da Póvoa de Lanhoso, e tem dois filhos, um menino e uma menina. Exerce, desde o primeiro dia naquele país, funções como técnico de telecomunicações, especialmente direcionado para a Fibra Ótica. A paixão pelas motas, conta a O MINHO, já vem de família. O pai e os irmãos mais velhos todos tinham mota, e Diogo não ficou atrás. E agora prepara a aventura de uma vida.
Ver esta publicação no Instagram
“Tenho aqui um grupo, eu, outro senhor da Póvoa de Lanhoso e um pai e filho que são da Régua, fazemos alguns passeios de mota, e eu sugeri que em abril fôssemos de Famel até Portugal. Um disse logo que sim, os outros também, e assim marcámos isto”, contextualiza, justificando o ousado plano para a primavera.
Sem qualquer carrinha de apoio, a ideia passa por colocar malas ‘top case’ (as utilizadas nas motas de alta cilindrada) em cima das 50cc que vão fazer a viagem. Para além da mota de Diogo, contam ainda com a Famel Xf-25 de José Mota, a Zundapp Z3 de António Mota e a Kreidler de Manuel Valentim.
Kreidler. Imagem ilustrativa
Zundapp z3. Imagem ilustrativa
Zundapp xf-25. Imagem ilustrativa
Zundapp xf-17. Imagem ilustrativa
A ideia é sair no sábado, dia 01 de abril, em “direção a Orleães”. São mais de 400 quilómetros no primeiro dia. “Depois vamos para Bordeús e de lá para Vitória, em Espanha”, prevê Diogo. Ao quinto dia espera estar a entrar pela fronteira portuguesa, em Vila Real.
“A viagem vai terminar na Póvoa de Lanhoso, em princípio no castelo”, adianta.
Pelo caminho, fruto da velocidade reduzida, “entre 50 a 60 km/h”, esperam aproveitar as paisagens de quatro países, incluíndo a minhota.
Diogo conta ainda com um canal de YouTube criado há menos de um ano, mas que já possui 80 vídeos retratando os seus passeios de Famel e KTM. Será esse o principal meio difusor da viagem marcada para abril, com um resumo diário a ser publicado todas as noites.
Pode ir acompanhando os preparativos para a viagem através do Instagram.
-
CávadoHá 2 dias
Autarca de Barcelos que ensina a caçar velutinas já espalhou 100 armadilhas e apanhou 13 ‘rainhas’
-
Alto MinhoHá 2 dias
Pás eólicas de toda a Europa vêm para o Minho para serem transformadas em mobiliário
-
GuimarãesHá 19 horas
Empresa de calçado não consegue comprar terreno em Guimarães para investimento de 10 milhões
-
BragaHá 20 horas
Quatro empresas do distrito de Braga já aplicam a semana de quatro dias