Seguir o O MINHO

Região

Distritos de Braga e Viana em risco extremo de exposição a raios ultravioleta

Meteorologia

em

Foto: DR

Catorze distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).


Em risco extremo estão os distritos de Viana do Castelo, Braga Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Para estes distritos com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Ainda no continente, os distritos de Aveiro, Leiria, Lisboa e Setúbal apresentam hoje níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores (com exceção da ilha de São Miguel que está com risco elevado e Faial moderado) estão hoje com níveis muito elevados.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Anúncio

Alto Minho

Ponte de Lima ‘à pinha’ em tempos de pandemia

Turismo

em

Fotos: Alípio Matos e Miguel Viana

A vila de Ponte de Lima foi hoje alvo de ‘romaria’ de centenas de pessoas, enchendo o parque de estacionamento junto à ponte e os diferentes restaurantes e cafés do centro.

O elevado número de pessoas concentradas levou a que alguns cidadãos mostrassem indignação por estarmos em tempos de pandemia de covid-19, embora em fase ‘desconfinada’.

Foto: Ricardo Oliveira 

Por entre residentes, emigrantes que regressam para umas férias e turistas, as esplanadas encheram para aproveitar um dia que não foi tão convidativo para a praia, face à neblina que ocorreu durante o período da manhã e início de tarde.

Alguns populares dizem mesmo tratar-se do dia com maior afluência desde agosto de 2019.

Segundo as últimas informações recolhidas por O MINHO a 16 de julho, o concelho de Ponte de Lima registava então um caso ativo de covid-19, um óbito e 31 recuperados.

Continuar a ler

Alto Minho

Co-piloto ferido no acidente do ‘Canadair’ em Lindoso está “estável e fora de perigo”

Acidente

em

Foto: Dr

O co-piloto do avião ‘Canadair’ que caiu no sábado enquanto combatia o incêndio que lavra em Portugal e Espanha, na zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês, está hoje “estável e fora de perigo”, revelou fonte do hospital de Braga.

O homem, de 39 anos e nacionalidade espanhola, sofreu ferimentos graves, está desde sábado internado no Hospital de Braga e encontra-se “estabilizado e fora de perigo”, indicou à agência Lusa fonte oficial daquela unidade de saúde.

O acidente com o avião que combatia um incêndio no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Lindoso, concelho de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vitimou no sábado o piloto, de nacionalidade portuguesa e 65 anos.

Segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), quando o primeiro helicóptero mobilizado para o socorro aos pilotos do ‘Canadair’ chegou ao local, cerca de uma hora depois do alerta, o piloto português estava “em paragem cardiorrespiratória”.

A equipa do INEM fez manobras de suporte básico de vida “sem conseguir reverter a paragem”.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o avião despenhou-se num acidente junto à Barragem do Alto do Lindoso, na sequência de uma operação de ‘scooping’ (reabastecimento de depósito de água).

De acordo com a página da Internet da ANEPC, às 13:25, combatiam o incêndio 149 operacionais, apoiados por 44 meios terrestres.

Hoje de manhã, os meios aéreos não foram acionados para ajudar no combate devido à nebulosidade que atingia a zona.

Continuar a ler

Braga

Casal ferido após colisão com capotamento em Braga

Acidente

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Um homem e uma mulher sofreram ferimentos na sequência de uma colisão entre duas viaturas, ao início da tarde deste domingo, em Palmeira, concelho de Braga.

Pelo que foi possível apurar, a colisão deu-se na Avenida do Cávado, junto ao posto de combustível da Cepsa, em Palmeira.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Para o local foram acionados os Bombeiros Sapadores de Braga com quatro viaturas, assim como a VMER de Braga e a GNR.

Uma das viaturas acabou por capotar, levando a que uma das vítimas ficasse encarcerada.

Numa primeira avaliação da equipa médica da VMER, os ferimentos foram considerados ligeiros.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Populares