Distrito de Braga recebeu refugiados esta semana

38 pessoas chegaram ao país
Distrito de braga recebeu refugiados esta semana

Portugal recebeu esta semana 38 refugiados, 25 dos quais oriundos da Turquia e 13 da Grécia, que foram acolhidos nos distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco e Lisboa, anunciou hoje o Governo.

Segundo um comunicado conjunto dos gabinetes das ministras de Estado e da Presidência e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e do ministro da Administração Interna, Portugal acolheu esta semana 25 pessoas refugiadas oriundas da Turquia, elevando para 797 o total de cidadãos recebidos ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e 13 pessoas requerentes de proteção internacional ao abrigo do acordo de recolocação bilateral com a Grécia.

O Governo sublinha que, no âmbito do Programa de Reinstalação do ACNUR, Portugal recebeu 797 pessoas vindas do Egito e da Turquia com diferentes nacionalidades, designadamente da Síria, Iraque, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia e Somália.

De acordo com o comunicado conjunto, estes cidadãos beneficiam do estatuto de refugiado concedido por despacho do ministro da Administração Interna, sendo titulares de uma declaração comprovativa do estatuto de proteção internacional enquanto aguardam a emissão do título de residência para refugiado, nos termos da Lei de Asilo.

O comunicado destaca que o “acolhimento e a integração têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo, envolvendo o Estado central, as autarquias locais, entidades públicas e privadas, que tem sido reconhecido pelo ACNUR, pela Organização Internacional das Migrações (OIM), pela União Europeia e pelo Conselho da Europa.

Ao abrigo do acordo administrativo assinado entre Portugal e Grécia, que prevê a transferência de 100 beneficiários/requerentes de proteção internacional numa fase piloto, chegou uma família de três elementos, aguardando-se a chegada de mais pessoas, indica ainda o comunicado.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Atenção, arcos de valdevez: banhos desaconselhados na praia da valeta

Atenção, Arcos de Valdevez: Banhos desaconselhados na praia da Valeta

Próximo Artigo
Casos ativos sobem em ponte de lima e paredes de coura e estabilizam em viana

Casos ativos sobem em Ponte de Lima e Paredes de Coura e estabilizam em Viana

Artigos Relacionados