Discoveries Centre da UMinho lança concurso de ideias em medicina regenerativa

Candidaturas abertas até 5 de setembro; melhores projetos apoiados com 10 mil euros

O The Discoveries Centre da Universidade do Minho (UMinho) tem abertas até 05 de setembro as candidaturas à primeira edição do seu Concurso de Ideias de Negócio, em www.tecminho.uminho.pt/discoveriesctr. A Reitoria adiantou, este sábado, que a iniciativa, financiada pelo projeto Northern Discoveries – Setting the Sails, no âmbito do programa Norte2020, “visa premiar as três ideias de negócio mais inovadoras em medicina regenerativa e de precisão e que tenham elevado potencial de mercado, atribuindo um total de 10 mil euros”.

O concurso – salienta a instituição – “destina-se a investigadores/ empreendedores europeus com projetos empresariais nas áreas científicas da prevenção e tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares, baseados em conhecimento intensivo e propriedade intelectual própria, que procurem ser reconhecidos com o prémio e apoiados através de consultoria”. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, sendo depois avaliados por um júri, que terá em conta critérios como a novidade, a oportunidade de negócio, o potencial de mercado e a equipa do projeto. Os vencedores serão conhecidos no Discoveries Forum on Translational Science, que decorre de 25 a 27 de setembro, no Porto.

Junto ao Grupo 3B’s

O megacentro europeu de excelência “The Discoveries Centre” vai nascer junto ao edifício do Grupo 3B’s da UMinho, no AvePark, em Guimarães, tendo extensões no Porto, Aveiro, Lisboa e um campus de suporte no University College of London, no Reino Unido. O projeto é liderado por Rui L. Reis, vice-reitor da UMinho e diretor do Grupo 3B’s. Deve ter um efeito estruturante na ciência portuguesa, traduzido em métodos inovadores aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares, com uma abordagem para cada paciente. O Centro conta com 15 milhões de euros da Comissão Europeia, além de fundos adicionais, nomeadamente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x