O dirigente sindical Sérgio Sales de Almeida é o candidato da CDU à Câmara de Vila Verde nas eleições autárquicas de 12 de outubro, enquanto Rafael Lamba encabeça a lista à Assembleia Municipal.
Sérgio Sales de Almeida, 41 anos, operário industrial, é também dirigente sindical e membro da Direção Regional de Braga do PCP, tendo estado na Assembleia Municipal de Vila Verde.
“Viver melhor na nossa terra é o desígnio desta candidatura, que traça um caminho de progresso para Vila Verde, com a exigência de mais e melhor habitação pública e a preços controlados, transportes públicos de qualidade, regulares e acessíveis, a garantia pública dos serviços de água, saneamento e gestão de resíduos – respeitando quem vive e trabalha neste concelho!”, sublinha a CDU de Braga, em nota enviada à Lusa.
Segundo a CDU, a coligação apresentou listas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e a nove freguesias do concelho.
A CDU – Coligação Democrática Unitária, que integra o PCP – Partido Comunista Português e o PEV – Partido Ecologista Os Verdes, adianta contar com “o apoio de mais de uma centena de candidatos, entre os quais dezenas de independentes, que se juntaram a militantes comunistas e ecologistas” no projeto da CDU que “representa uma alternativa política para o concelho”.
O atual executivo camarário de Vila Verde é composto por cinco vereadores eleitos pelo PSD, um pelo PS e um vereador independente – Fernando Feitor – eleito em 2021 pelo Chega, mas que, em 2023, se desvinculou do partido liderado por André Ventura.
Filipe Silva, dirigente nacional e distrital, é o candidato do PS à Câmara Municipal de Vila Verde
Fernando Feitor já anunciou a candidatura à liderança do município pelo Movimento Amor a Vila Verde, com o apoio do CDS-PP.
São também conhecidas as candidaturas de Filipe Melo pelo Chega e Jorge Eiras pela IL.
A atual presidente do município, Júlia Rodrigues Fernandes, recandidata-se pelo PSD à presidência do município.