Direita e esquerda aprovam lei do PCP sobre apoio a PME, PS ficou isolado

Covid-19
Direita e esquerda aprovam lei do pcp sobre apoio a pme, ps ficou isolado
Foto: Arquivo

A Assembleia da República aprovou hoje na generalidade, contra a vontade do PS, um projeto de lei do PCP com medidas fiscais de apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) devido à pandemia de covid-19.

O PS votou contra, o PAN absteve-se e as restantes bancadas e deputados (PSD, BE, PCP, CDS-PP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não-inscrita Joacine Katar-Moreira) votaram a favor.

Na mesma sessão, foi também aprovado um diploma do grupo parlamentar comunista, com a abstenção do PS, PSD, CDS e IL, que cria um regime de apoio à atividade dos feirantes.

Já os dois projetos do Bloco de Esquerda, com medidas de apoio às empresas itinerantes de diversão e restauração e um regime especial de incentivo à atividade desenvolvida pelas feitas e mercados.

Com a aprovação na generalidade, os diplomas ainda não são leis, dado que é necessário serem discutidos e votados na especialidade na comissão, no caso a de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação.

Só depois disso, e de uma votação final global, é que os diplomas podem tornar-se lei, se promulgados pelo Presidente da República.

Todos os restantes projetos foram chumbados, do CDS, sobre pagamento por conta e pagamentos especiais em sede do IRC e IRS, em 2020, e outro do Iniciativa Liberal sobre o pagamento por conta do IRC e também vários do PCP e PAN acerca da suspensão de contratos de serviços essenciais pelas MPME.

O projeto do PCP aprovado na generalidade prevê a suspensão do Pagamento por Conta (PPC) no IRC “até ao final do ano em que perdurarem as medidas excecionais e temporárias de resposta à epidemia para MPME e cooperativas”.

Outra das propostas é a “dedução antecipada de Pagamentos Especiais por Conta (PEC) não utilizados, entre 2015 e 2019, para micro, pequenas e médias empresas”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Parlamento aprova recomendações sobre qualidade do ar em dia mundial do ambiente

Parlamento aprova recomendações sobre qualidade do ar em Dia Mundial do Ambiente

Próximo Artigo
Reforço de profissionais de saúde é importante mas “incentivos não chegam”, diz a ordem

Reforço de profissionais de saúde é importante mas “incentivos não chegam”, diz a Ordem

Artigos Relacionados