Arquivo

Diplomatas acusam Rússia de “desprezar” Guterres e ONU após ataque “chocante” a Kiev

Guerra
Diplomatas acusam rússia de “desprezar” guterres e onu após ataque “chocante” a kiev

Embaixadores de vários países afirmaram hoje que a Rússia “despreza” não apenas o secretário-geral, mas toda a Organização das Nações Unidas (ONU), após o ataque “chocante” e “vergonhoso” a Kiev quando António Guterres estava na capital ucraniana.

“O secretário-geral da ONU foi recebido em Moscovo para discussões incómodas com as autoridades. Ele também visitou Kiev. Por mais chocante e vergonhoso que seja, Kiev foi bombardeada durante a sua visita e enquanto falava”, disse o embaixador da Albânia junto das Nações Unidas, Ferit Hoxha, perante o Conselho de Segurança.

“Raramente testemunhamos tanto descaso pela ONU e seu secretário-geral, tanto desprezo pela Organização e todo o pessoal da ONU. Não sei como os russos explicam isso”, acrescentou Hoxha.

Também o diplomata francês, Nicolas de Riviere, indicou que os ataques mostraram a “baixa estima que a Rússia” tem pela ONU.

A avaliação dos embaixadores foi partilhada numa reunião do Conselho de Segurança sobre a situação na Ucrânia, e contou com a presença do próprio António Guterres.

Na semana passada, o Conselho de Segurança das Nações Unidas já tinha informado que discutiria os ataques de que Kiev, capital ucraniana, foi alvo durante a visita à cidade do secretário-geral da ONU.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresário de vizela abriu nova fábrica de calçado (e criou 50 empregos)

Empresário de Vizela abriu nova fábrica de calçado (e criou 50 empregos)

Próximo Artigo
Ucrânia disposta a parar trânsito de gás russo se europa decretar embargo

Ucrânia disposta a parar trânsito de gás russo se Europa decretar embargo

Artigos Relacionados