Seguir o O MINHO

Guimarães

Dia Um de Portugal celebrado em Guimarães

Para além da sessão solene, o programa prevê a apresentação de um livro e a inauguração de uma escola

em

Foto: DR

A batalha de São Mamede travada a 24 de junho de 1128, em Guimarães, ficou na história como o Dia Um de Portugal. Os vimaranenses juntam-se, todos os anos, para comemorar a data e hoje não é exceção.

As comemorações iniciam-se às 09:30 com o hastear das Bandeiras na Câmara Municipal, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. Na Igreja da Oliveira, às 10:00, realiza-se a Missa Solene. Entretanto decorre mais uma edição do Passeio de Bicicleta, “Dia Um de Portugal”, numa organização da Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Câmara Municipal.

Pelas 11:30, será inaugurada a nova Escola Básica de Caldas das Taipas, resultado de um investimento na ordem dos 9 milhões de euros na construção de um novo edifício e com equipamento moderno.

Da parte da tarde, às 16:30, será apresentado o livro “Castelo de Guimarães: Livro-Guia do Centro Interpretativo”, no Paço dos Duques de Bragança, seguindo-se a Sessão Solene do 24 de Junho e aposição de medalhas honoríficas, a partir das 18:00. Esta cerimónia está programada para o Largo da Oliveira, mas em caso de condições climatéricas adversas será transferida para o Salão Nobre do Paço dos Duques de Bragança.

A inauguração do Adarve da Muralha, que irá tornar visitável de forma pedonal o adarve do tramo da Muralha, existente ao longo da Avenida Alberto Sampaio, está agendada para domingo (30 de junho), às 11:00.

Populares