Assinalou-se nesta segunda-feira o Dia da Europa, com várias iniciativas levadas a cabo de forma a assinalar a conjunto de países que compõe esta união.
Em Braga, cerca de meia centena de crianças e jovens participaram num “manifesto pela paz”, através de um “momento artístico simbólico”.
De acordo com a Câmara de Braga, “as crianças evocaram a Paz e a Liberdade com uma barricada artística concebida por sacos de areia branca”.
“A iniciativa pretendeu chamar a atenção para a necessidade de se criar um espaço seguro e aberto ao pensamento, à palavra e, sobretudo, à Liberdade, de forma a comprometer as futuras gerações com os princípios de uma sociedade que respeita os direitos humanos e a diversidade cultural”, aponta a mesma nota, partilhada nas redes sociais.
Também em Viana do Castelo, foram os jovens a assinalar este dia. Cerca de 300 crianças das escolas de ensino básico (primeiro e segundo ciclos) participam na comemoração, que se assinalou hoje na Praça da República.
Ao longo do dia, os alunos passaram “pelo centro da cidade de forma a assinalarem o Dia da Europa, através de desenhos numa espécie de tela gigante onde exprimem os principais valores da Europa”.
A 09 de maio de 1950, o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional, assinalando assim o início da União Europeia.