Dezenas de estradas vão ser arranjadas em Braga. Saiba quais

Aprovado empréstimo de 15 milhões para requalificações

O empréstimo bancário de 15 milhões de euros que o Município de Braga contratou para financiar intervenções em vias rodoviárias e iluminação pública teve visto do Tribunal de Contas na passada sexta-feira, anunciou o presidente da Câmara de Braga.

“As obras em causa seguirão agora de forma mais acelerada para o terreno”, assegurou Ricardo Rio.

Como O MINHO noticiou, o executivo camarário aprovou a contratação de um empréstimo bancário de médio/longo prazo até ao montante máximo de 15 milhões de euros, tendo em vista a execução do plano de intervenção em vias municipais e iluminação pública.

Celeirós, Tadim, Arentim, Ruilhe e Cunha (alternativa à EN14)

Uma das obras mais aguardadas, é a requalificação da Estrada Municipal 562, que ‘serve’ as freguesias de Tadim, Arentim, Ruílhe e Cunha, ligando o concelho de Braga aos de Barcelos e Famalicão e uma alternativa à sempre movimentada Estrada Nacional 14. O investimento nesta via está estimado em 733 mil euros.

EM 562. Foto: CM Braga

Vias no centro da cidade e variante do Fojo

Outra requalificação orçada em quase um milhão de euros (810 mil euros) vai ocorrer nas ruas D. Pedro V e São Vítor, no centro da cidade, outro ponto de Braga onde é reivindicada intervenção por causa do trânsito por vezes caótico. Liga a zona do centro histórico às vias rápidas (acessos a Braga Parque, Minho Center, entre outros) e também à zona da universidade.

Rua D. Pedro V. Imagem: Google Maps

No centro da cidade, a praceta situada nas traseiras do Tribunal (Praceta Luís Almeida), será requalificada num investimento de 237 mil euros.

Praceta Luís de Almeida. Imagem: Google Maps

Também na cidade, a Rua de São José, que liga as Sete Fontes (onde está instalado o Regimento de Cavalaria) à chamada “rotunda do Braga Parque”, na EN 101, será requalificada por 370 mil euros.

Rua de S. José. Imagem: Google Maps

Contudo, salientou a Câmara de Braga na altura da aprovação em executivo, o investimento mais avultado destina-se à requalificação da Variante do Fojo, na União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, e que serve como saída de Braga em direção à Póvoa de Lanhoso, Amares e PNPG. Este investimento será de mais de 3 milhões de euros e, segundo a autarquia, o empréstimo irá suportar 90% desse valor.

Variante do Fojo. Foto: DR

Iluminação pública, praia do Cavadinho e parque de Pitancinhos

A esta empreitada segue-se, em termos de valor de investimento, salientou então a Câmara liderada por Ricardo Rio, a eficiência energética na iluminação pública do concelho, estimado em 2,5 milhões de euros, suportado em 90% pelo empréstimo.

Somam-se a estas duas intervenções de montantes mais elevados, outras empreitadas, financiadas também a 90% ou 95% pelo empréstimo.

Entre elas está a construção de acesso à praia fluvial de Cavadinho, no valor de 225 mil euros, e a requalificação do Parque Industrial de Pitancinhos, a valer 808 mil euros.

Praia do Cavadinho. Foto: CM Braga

Rotunda de Infias

Outra obra aguardada, como O MINHO já noticiou esta quarta-feira, é a repavimentação da rotunda de Infias, no acesso ao centro da cidade, num investimento de 289 mil euros. O motivo da intervenção deve-se ao facto de vários veículos pesados, camiões e autocarros, por vezes ficarem retidos no piso em paralelo, sobretudo quando a chuva intensa cai na cidade. Segundo disse o edil a O MINHO, as faixas exteriores da rotunda vão ser alcatroadas.

Rotunda de Infias. Imagem: Google Maps

Celeirós, Priscos e Aveleda (alternativa à EN14)

Outra alternativa à Estrada Nacional 14 está entre as obras previstas. A requalificação da Avenida de Trezeste, que liga a rotunda junto ao Mercado Abastecedor, em Celeirós, à freguesia de Priscos já junto à fronteira com o concelho de Famalicão.

Avenida de Trezeste. Imagem: Google Maps

Também em Celeirós, num investimento de 662 mil euros, será requalificada a Avenida do Covedelo, que liga a rotunda principal de Celeirós (na EN14) à zona industrial daquela área e também à freguesia de Aveleda.

Avenida do Covedelo. Fonte: Google Maps

Adaúfe, Gualtar, Navarra e Fraião/Lomar

A partir da freguesia de Adaúfe, será requalificada a Estrada Municipal 590, que dá acesso à freguesia de Gualtar, à Universidade do Minho e ao Hospital de Braga. O investimento é de 888 mil euros.

O mesmo valor (888 mil euros) será aplicado noutra estrada municipal (EM565) a partir de Adaúfe, que liga à freguesia de Navarra e a Soutelo, concelho de Vila Verde.

O empréstimo prevê ainda 427 mil euros para requalificar a estrada Municipal 588, que liga Fraião a Lomar.

Lista de estradas a requalificar com o empréstimo

Repavimentação da Avenida de Trezeste (683 mil euros);

Requalificação da Avenida de Covedelo (662 mil euros);

Requalificação do Parque Industrial de Pitancinhos (808 mil euros);

Requalificação da rua de Ferraz (83 mil euros);

Rua Quinta do Carreiro (354 mil euros);

Requalificação da EM 590 entre Gualtar e Adaúfe (888 mil euros);

Requalificação da rua de S. José (370 mil euros);

Requalificação da EM 565 Adaúfe/Navarra (888 mil euros);

Requalificação da Praceta Luís Almeida (237 mil euros);

Repavimentação da Avenida de Requeixo (317 mil euros);

Repavimentação da rua do Monte (673 mil euros);

Repavimentação da rua do Gontijo e Alves Reis (253 mil euros);

Repavimentação da EM 588 (462 mil euros);

Repavimentação da EM 587 (792 mil euros);

Construção de acesso à praia fluvial de Cavadinho (225 mil euros);

Repavimentação da EM 564 (678 mil euros);

Requalificação da rua dos Presidentes, rua 5 de Outubro, e rua Ponte Pedrinha (741 mil euros).

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados