Dezembro com pouca chuva e temperaturas acima do normal no Minho

Relatório mensal do MeteoFreixo
“Onde o Sol reina”, fotografía premiada no concurso municipal de Barcelos. Foto: Wilson Mário

O mês de dezembro no Minho foi pouco chuvoso e com uma temperatura média acima do habitual, segundo a análise do Centro do Estudos Climáticos do MeteoFreixo, de Ponte de Lima.

Na análise assinada por Sérgio Bastos, Pedro Machado e Diana Viana, a temperatura média foi pouco acima da normal (+ 0,5ºC), mas o facto mais relevante foi a escassa precipitação deste dezembro com apenas 87 mm de acumulado, ficando 61% abaixo do quantitativo normal (220 mm).

Termograma de dezembro de 2024

Dezembro registou uma alternância entre períodos amenos e frios, tendo a segunda e quarta semana sido mais frias com mínimas abaixo dos 5ºC, proporcionando as primeiras geadas. Por outro lado, a primeira e terceira  semana foram bem mais amenas com as máximas próximas de 20ºC. Aliás, os dias natalícios de 24 e 25 (e também o dia 17) foram realmente muito amenos com máximas a ultrapassar os 20ºC.

De acordo com a mesma fonte, a ausência de noites frias foi outra “evidência alarmante”, quando a média da mínima deste mês é de 7,7ºC e novembro de 2024 teve mínimas tão suaves, principalmente entre os dias 04, 05 e 06, cujos valores mínimos foram acima de 15ºC.

Apesar de a média mensal ter sido normal com + 0,5ºC, os dias 01, 17, 18 e 25 foram bastante amenos com valores médios próximo de 15ºC, portanto com um desvio positivo de cerca de 5ºC.

Pluviograma de dezembro 2024

Ao nível da pluviosidade, salienta o MeteoFreixo, os 87 mm de acumulado mensal, 61% abaixo da normal, evidenciam um regime de pluviosidade pouco significativa e um dia torrencial (dia 18) com um acumulado próximo de 60 mm. Num só dia choveu quase 70% (69%) do total registado no mês de dezembro. De salientar que estas características de regime de pluviosidade escassa e torrencial, ocorridas no mês de dezembro são muito semelhantes às que haviam acontecido no mês anterior.

Análise comparativa

Segundo o gráfico termopluviométrico de 2024, dezembro foi em termos absolutos pouco chuvoso, traduzindo-se no quarto mês menos pluvioso do ano 2024, apenas superior a junho, julho e agosto. Aliás, este dezembro foi menos chuvoso que abril e novembro. A temperatura de dezembro foi bastante mais baixa que o mês anterior de novembro, registando uma descida significativa da média de quase 5ºC.

Previsão da primeira quinzena de janeiro

Na previsão para a primeira quinzena de dezembro na região Minho, o MeteoFreixo prevê maior instabilidade atmosférica com períodos de chuva mas menos frio, devido ao fluxo de oeste que trás mais humidade (suavizando as temperaturas).

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados