Redes Sociais

Dez projetos do primeiro orçamento participativo de Viana vão ser executados

Alto Minho

Dez projetos do primeiro orçamento participativo de Viana vão ser executados

A Câmara de Viana do Castelo vai executar este ano as dez propostas finalistas do primeiro Orçamento Participativo (OP), sendo cinco na área social e outras tantas na vertente cultural.

A decisão foi hoje comunicada à vereação durante a reunião ordinária do executivo municipal, e justificada com o facto de todas as propostas, juntas, não esgotarem “o teto máximo” do OP no montante de 250 mil euros.

Os dez projetos finalistas estiveram em votação durante de 12 de abril a 14 de maio tendo recolhido 403 votos.

“Viana: Vamos ativar a esperança”, dirigido a desempregados qualificados em diferentes áreas, “Espaço +”, para ocupação de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), “Espaço Interativo Sénior”, de apoio à população idosa, “Intercâmbio de idosos entre freguesias” e “Hortas Comunitárias”, são os projetos finalistas na área social.

Na vertente cultural encontram-se as propostas “Sala de Autoformação”, espaço de estudo a criar na biblioteca municipal, “Itinerário Turístico-Religioso de Viana a Trento – Uma visitação Bartolomeana”.

Há ainda a “Oficina dos Saberes”, para promover costumes e tradições do concelho, o projeto “Promoção da Leitura”, junto de crianças e jovens colocados em instituições de acolhimento temporário ou permanente e o “M e Duas salas-Mercado Municipal”, que propõe a reabilitação de espaços daquele mercado para usufruto dos munícipes.

Por se tratar de um projeto-piloto a participação dos munícipes ficou restringida à União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela) tendo sido apresentadas um total 39 propostas.

Deste grupo inicial, a equipa técnica nomeada pela autarquia selecionou dez projetos elegíveis de onde saíram os vencedores agora anunciados.

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Alto Minho