A Câmara de Barcelos prevê investir 10 milhões de euros, em quatro anos, para acabar com os caminhos de terra batida que ainda existem no concelho. Serão abrangidas 44 freguesias e será pavimentada uma extensão de 90 quilómetros de caminhos que dão acesso a 950 casas, 50 industrias e 30 serviços.
O programa “Novos Caminhos” foi apresentado, na quinta-feira, pelo presidente da Câmara, Mário Constantino, que considera tratar-se de “um projeto estratégico de desenvolvimento do concelho, assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida quotidiano das populações”.
“Quase já no final do primeiro quartel do século XXI, é inaceitável que as pessoas tenham de percorrer, seja a pé, seja de automóvel, caminhos em terra batida, ora repletos de pó, ora cheios de lama e esburacados devido às chuvadas”, sublinha o autarca, citado em nota de imprensa da autarquia.
Para Mário Constantino, o programa “Novos Caminhos” vai permitir “abrir melhores horizontes aos moradores, às indústrias e comércios e às ligações entre freguesias”, que vão beneficiar das obras de pavimentação. “Agora há que meter mãos à obra e concretizar este grande projeto”, conclui.
Novos Caminhos
A autarquia explica que a execução do programa de erradicação dos caminhos de terra batida vai ser feita obedecendo a três grandes prioridades: a primeira prioridade é eliminar todos os caminhos de terra batida que sirvam habitações; a segunda prioridade é acabar com os caminhos de terra que servem unidades industriais e comerciais; e a terceira prioridade é erradicar os caminhos em terra que estabelecem ligações entre freguesias. “Estas são prioridades bem hierarquizadas, o que não significa que, em alguns casos, coincidam e se sobreponham”, clarifica.

Financiamento e Prazos
O prazo de concretização do programa é de quatro anos. É o tempo estimado para eliminar os caminhos em terra que ainda existem em 44 freguesias do concelho. Ao todo, será executada obra em 90 km de caminhos, a que correspondem a 450 mil metros quadrados de novos pavimentos.
O investimento para financiar a execução das pavimentações está estimado em 10 milhões de euros.
A execução do Programa “Novos Caminhos” será feita em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia, e as obras serão concretizadas através de adendas aos Contratos Interadministrativos e também por administração direta do Município.