Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Alto Minho

Dez dos melhores pianistas nacionais e estrangeiros juntos em concerto em Viana

em

Dez dos melhores pianistas nacionais e internacionais vão estar juntos em palco num concerto no próximo dia 21, no centro cultural de Viana do Castelo, a maior sala de espetáculos do Alto Minho.

O concerto integra-se num encontro de três dias que a Associação de Pianistas e Professores de Portugal (EPTA) vai promover nesta cidade.

O espetáculo, apresentado esta segunda-feira em conferência de imprensa na Câmara Municipal, vai reunir António Vitorino d’Almeida, Pedro Burmester, Luís Pipa, Luísa Tender, Paulo Oliveira, João Lima, António Rosado, Robert Andres e irlandesa Honor O’Hea e ainda o violoncelista Paulo Gaio Lima.

Para o pianista, e presidente da delegação portuguesa da ETPA, Luís Pipa trata-se de “uma oportunidade rara de ver todos estes nomes de referência em palco, ao mesmo tempo”.

“O programa vai ser muito interessante, desde piano a solo, a quatro mãos, a dois pianos, para além de violoncelo e piano. O repertório foi desenhado para que a associação possa chegar, através destas grandes figuras, ao grande público. Queríamos que fosse também uma festa do piano e que fosse partilhada com toda a cidade”, afirmou Luís Pipa.

O programa do concerto, com início marcado para as 22h00, com custo de cinco euros, vai abrir com a Quinta Sinfonia de Beethoven, versão para piano a quatro mãos, por Pedro Burmester e Luís Pipa. Integra ainda a prestação de António Vitorino d’Almeida que vai tocar uma obra da sua autoria.

O responsável sublinhou ainda a realização de palestras, uma proferida por António Vitorino d’Almeida, e três ‘workshops’ – um deles conduzido pela secretária-geral da ETPA internacional, a pianista e pedagoga Nadia Lassersson, que participará ainda no concerto de encerramento do encontro, no domingo, no auditório da Academia de Música de Viana do Castelo, às 17h00.

Outro dos pontos altos relaciona-se com os recitais com jovens pianistas, entre eles o de Rafaela Ribeiro de Oliveira, de 09 anos, do Porto, que ocorrerá, no sábado, às 14h45 na Academia de Música.

“É uma jovem pianista que já ganhou 23 prémios. É um fenómeno que vai tocar um programa variadíssimo. É um caso interessante de estudo”, afirmou.

A vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, afirmou que as iniciativas previstas durantes os três dias do encontro da ETPA, são “muito importantes para desmitificar a ideia do piano como sendo um instrumento para as elites”.

“Tornar este espaço e esta atividade abertos ao grande público é muito importante para dessacralizar essa ideia, e para que haja um acesso à mais fácil de todos à cultura”, frisou.

EM FOCO

Populares