Detritos de foguete chinês podem cair em Portugal

Astronomia
Detritos de foguete chinês podem cair em portugal

Os resíduos que sobram do primeiro estágio do foguete chinês de longa marcha lançado a 29 de abril estão a ser motivo de preocupação uma vez que ainda não se sabem onde estes vão cair no planeta Terra, apesar da monitorização constante levada a cabo pelas agências espaciais.

A reentrada na atmosfera deve dar-se entre as 02:00 horas deste sábado e a próxima segunda-feira, com Portugal a ser um dos locais onde os detritos espaciais do CZ-5B (cerca de 20 toneladas), podem vir a cair, enquanto o foguete segue o seu caminho rumo à nova estação espacial da China.

Habitualmente, entram na nossa atmosfera detritos espaciais a um nível diário, mas raramente provocam incidentes, uma vez que se desintegram à entrada na atmosfera terrestre. Porém, neste caso, e dado o elevado volume dos detritos, é provável que possam causar mossa no local onde caírem.

Ao início desta sexta-feira, os resíduos espaciais encontravam-se a cerca de 180 quilómetros de altitude, viajando a mais de 28 mil quilómetros por hora. Segundo o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, a esperança é a de que “vá cair num lugar onde não poderá atingir ninguém”, sobretudo “no oceano ou algum lugar do género”.

A rota do CZ-5B vai, em termos de latitude, desde a zona Norte de Portugal até pouco abaixo do continente africano, estendendo-se nessa zona por toda a longitude do globo. Na Europa, para além de Portugal, há risco de cair em Espanha, no sul de Itália ou na Grécia.

As regiões mais expostas são a da América Central, todo o continente africano, Médio Oriente e ainda os países da Ásia a sul de Pequim (incluíndo o continente da Oceania).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Governo teme invasão ao parque da peneda-gerês e admite limitar acesso de visitantes

Governo teme invasão ao Parque da Peneda-Gerês e admite limitar acesso de visitantes

Próximo Artigo
Portugueses isentos de quarentena à chegada ao reino unido (a partir de 17 de maio)

Portugueses isentos de quarentena à chegada ao Reino Unido (a partir de 17 de maio)

Artigos Relacionados