A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 50 anos, reformado por invalidez, suspeito de atear oito incêndios nas freguesias de Arentim e Escudeiros, em Braga, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a PJ refere que os crimes foram cometidos entre 19 de julho e 04 de setembro, quando houve um incêndio de grandes dimensões em Escudeiros que lavrou perto de habitações e mobilizou várias dezenas de meios de combate.
“Durante este período, as freguesias de Arentim e Escudeiros foram atingidas por uma onda de incêndios florestais, causando alerta entre a população local e consumindo vários hectares de floresta”, refere o comunicado.
O alegado incendiário foi detido, fora de flagrante delito, pela PJ de Braga em estreita colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução de Ignições em Espaço Rural – Zona Norte.
Segundo a PJ, o homem, de 50 anos, reformado por invalidez, “em período diurno, circulava pela floresta e, através de chama direta, procedia a inúmeras ignições”.
“Os vários locais onde os incêndios ocorreram situam-se em zonas com condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, gerando risco acentuado, potencialmente alimentado pela carga combustível ali existente e pela orografia própria da região”, sublinha o comunicado.
O detido será ainda hoje presente a tribunal para aplicação das medidas de coação.