Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Detetada rede com quase 100 metros na costa de Viana

Perto do portinho de Castelo de Neiva

em

Foto: Divulgação / AMN

O Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo detetou e apreendeu uma rede majoeira – rede de emalhar estacada na baixa mar – com cerca de 100 metros de comprimento, esta quarta-feira, a sul do portinho de pesca de Castelo do Neiva, anunciou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

A arte, que constituía perigo para os utilizadores daquele espaço e ainda pelo facto de se encontrar sem qualquer tipo de sinalização/identificação, foi apreendida, tendo o pescado ainda vivo sido devolvido ao seu habitat natural.

Foto: Divulgação / AMN

De acordo fonte da AMN, “estão a ser feitas averiguações para identificar o dono da arte, tendo sido elaborado o respetivo expediente, que dará origem ao procedimento contraordenacional”.

Aquela rede foi recolhida na sequência de uma ação realizada, entre as 10:00 e as 16:00 horas, com vista à apreensão de artes caladas junto à linha de costa, segundo explica.

Anúncio

Viana do Castelo

Mulher grita durante discurso de Costa em Viana: “Não ao lítio. Vendidos. Portugal não está à venda”

Na cerimónia que assinalou a chegada do comboio elétrico à cidade

em

Foto: Gentilmente cedida por "Olhar Viana do Castelo"

A PSP identificou hoje, em Viana do Castelo, uma mulher que se manifestou contra a exploração de lítio em Portugal, enquanto o primeiro-ministro discursava na cerimónia que assinalou a chegada do comboio elétrico àquela cidade.

A mulher, que passava de bicicleta no local da cerimónia, gritou “Não ao lítio. Vendidos. Portugal não está à venda”.

“Não ofendi ninguém, apenas me manifestei contra a exploração do lítio em Portugal”, referiu Nina Verde Silva, residente em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha.

Confessou que a sua particular preocupação é a eventual exploração de lítio na Serra d’Arga.

“Mas sou contra a exploração tanto na Serra d’Arga como em qualquer outro ponto do país. Porque, como disse, Portugal não está à venda”, acrescentou.

No início do mês, numa audição parlamentar na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, o ministro do Ambiente e da Transição Energética disse ter sido decidido retirar do concurso para a prospeção de lítio os sítios da Rede Natura 2000.

“Já é público o que vou dizer. Na análise e discussão que está a ser feita pelas autarquias vamos retirar também os Sítios da Rede Natura 2000, que é exatamente a Serra d’Arga”, afirmou João Pedro Matos Fernandes na resposta à interpelação da deputada do PSD Liliana Silva, eleita pelo distrito de Viana do Castelo.

FOTOGALERIA [Olhar Viana do Castelo]: Viana em festa para receber comboio elétrico

Ponte de Lima, Viana do Castelo e Caminha iniciaram um projeto intermunicipal, intitulado “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora”, que pretende alcançar a classificação da Serra d’Arga como Área Protegida, como forma de travar aquele projeto de prospeção de minerais.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Politécnico de Viana reforça medidas promotoras da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar

Primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a assinar o Pacto de Conciliação

em

Foto: DR

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo aderiu ao Pacto para a Conciliação integrado no “Programa 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar” do Governo.

O Politécnico de Viana do Castelo é a única Instituição de Ensino Superior em Portugal que assinou, até ao momento, o Pacto de Conciliação, tendo já um conjunto de medidas de conciliação da vida profissional, pessoal e familiar implementadas e que pretende continuar a desenvolver.

A adoção de medidas promotoras da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar é o mote deste projeto num compromisso assumido já por 56 entidades públicas e privadas.

O Pacto para a Conciliação tem como principais objetivos “promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar, como condição para uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, de bem-estar, de produtividade e de sustentabilidade demográfica e para uma cidadania plena, que permita a realização de escolhas livres em todas as esferas da vida, ou seja, assumindo uma mudança cultural e organizacional no sentido do reconhecimento da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar como critério de gestão das organizações”, refere comunicado da instituição.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana vai celebrar chegada do comboio elétrico com fogo de artifício

Viagem inaugural está marcada para segunda-feira

em

A viagem inaugural do comboio elétrico na Linha do Minho está marcada para a próxima segunda-feira, 15 de julho e será celebrada, nessa noite, em Viana do Castelo, com um sessão de fogo de artifício no rio Lima, escreve hoje a Rádio GEICE no seu site.

A cerimónia, que assinala a conclusão da primeira fase da electrificação desta linha, está marcada para as 15:30, e contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e, ao que O MINHO sabe, já foi pedida, inclusivé, a reserva de parques de estacionamento em Nine e Viana do Castelo para acolher os automóveis dos governantes.

Lisboa e Viana vão ser ligadas por Intercidades

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a 29 de fevereiro de 2016 a aprovação da modernização e eletrificação de toda a Linha do Minho, implementada em duas fases: uma inicial, no troço de Nine – Viana do Castelo (43,6 quilómetros), e outra entre Viana do Castelo e Valença, cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2020.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares