Seguir o O MINHO

Póvoa de Lanhoso

Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso assinala aniversário da GNR

Semana aberta com demonstração de meios, exposições e visionamento de vídeos

em

Foto: Divulgação

O Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, através da sua Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), organiza, a partir de hoje e até 10 de maio, uma “Semana aberta – Comemorações do dia da Guarda Nacional Republicana”, integrada no programa oficial das comemorações do aniversário da GNR em 2019.

Esta iniciativa decorre nas instalações daquela força de segurança, na Póvoa de Lanhoso.

Uma exposição de material e meios auto poderá ser vista pela comunidade escolar e não só, durante a semana, num local preparado para o efeito. Há ainda uma exposição de miniaturas criadas por um militar em serviço no Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, o Cabo João Moreira, alusivas à atividade diária desenvolvida pela Guarda e pelos seus militares.

A mascote “Guarda Natureza” e a Unidade Móvel da CIM do Ave para visionamento dos vídeos da raposa TOCAS, serão outras presenças constantes. Pontualmente, haverá demonstrações cinotécnicas.

Nas visitas agendadas será criado um circuito interativo para as crianças percorrerem, com os meios elencados, pretendendo-se com “esta iniciativa divulgar os programas especiais desenvolvidos pela GNR, possibilitando a passagem de informação e sensibilização da missão da SPC; promover o contacto próximo com a comunidade local, possibilitando uma aproximação maior da GNR; e dinamizar a vertente preventiva e pró-ativa da GNR junto dos mais novos”, dizem os organizadores, em comunicado

A semana aberta pretende ainda “difundir a imagem da GNR junto da comunidade, promovendo-a de uma forma diferente e mais apelativa aos mais novos” e ao mesmo tempo “pretende demonstrar uma Guarda mais aberta ao cidadão, sempre pronta a recebê-lo, neste caso, através de uma exposição demonstrativa do dia-a-dia dos seus militares, num espaço cultural, criado pela primeira vez no posto da GNR da Póvoa de Lanhoso”.

Anúncio

Póvoa de Lanhoso

PSD condenado por adaptar “Despacito” na campanha eleitoral de 2017 na Póvoa de Lanhoso

Tribunal já recusou os argumentos do partido

em

Foto: DR/Arquivo

O PSD foi condenado em 10 mil euros pelo uso indevido do tema “Despacito”, do cantor porto-riquenho Luis Fonsi, na campanha eleitoral da candidatura de Avelino Silva na Póvoa de Lanhoso de 2017.

O PS de Vila Pouca de Aguiar também recebeu a mesma condenação. Os partidos vão pagar um total de 20 mil euros à Sociedade Portuguesa de Autores.

Os dois partidos tentaram descartar responsabilidade por serem candidaturas municipais, no entanto, as decisões do Tribunal da Propriedade Intelectual e o Tribunal da Relação de Lisboa recusaram os argumentos.

Segunda a TSF, o PSD respondeu que a estratégia de campanha é definida a nível local e que até chamou a atenção dos responsáveis concelhios para a “necessidade do escrupuloso cumprimento do regime de direitos de autor”.

Continuar a ler

Póvoa de Lanhoso

Castelo de Lanhoso recebeu “escape room”

No âmbito da comemoração do Dia Nacional dos Castelos

em

Foto: Divulgação/CM Póvoa de Lanhoso

A primeira edição do escape room no Castelo de Lanhoso decorreu na noite de sábado, 5 de outubro. Dar a conhecer o ex libris da Póvoa de Lanhoso de uma forma inovadora e desafiadora foram alguns dos objetivos desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal, no âmbito da comemoração do Dia Nacional dos Castelos (7 de outubro).

Foto: Divulgação/CM Póvoa de Lanhoso

Foto: Divulgação/CM Póvoa de Lanhoso

A vencedora foi Teresa Pinheiro e a sua equipa, com o tempo final de 22 minutos e 45 segundos. Nesta primeira edição, participaram 44 pessoas, de várias nacionalidades e de várias zonas do norte do país, que apreciaram bastante a atividade, que aguardam por outras sessões e que elogiaram a forma diferente de conhecer o Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, através da resolução de pequenos enigmas, da atenção aos pormenores e do trabalho em equipa.

Para sair do topo da Torre de Menagem as pessoas participantes contaram com a ajuda dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. As próximas edições estão marcadas para os dias 22 e 23 de novembro, mas as vagas já estão todas preenchidas.

Continuar a ler

Braga

Incêndio que deflagrou em Póvoa de Lanhoso em fase de rescaldo

Em Vilela

em

Foto: DR / Arquivo

O incêndio que deflagrou pelas 16:24 de hoje em Vilela, Póvoa de Lanhoso, está em fase de rescaldo, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.

Segundo a fonte, o incêndio está dominado e entrou em fase de rescaldo cerca das 19:45.

A fonte acrescentou que não chegou a haver habitações em risco.

No teatro das operações, e segundo a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, estão 136 operacionais, apoiados por 38 viaturas.

Continuar a ler

Populares