Seguir o O MINHO

Alto Minho

Desportos náuticos ajudam a promover praias do Norte

em

Um roteiro com as condições existentes em 65 praias galardoadas da região Norte para a prática de desportos náuticos é a nova aposta do Turismo do Porto e Norte para promoção deste produto turístico.


A Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) explicou que o roteiro vai ser disponibilizado “por todo o território, assim como nas várias ações de promoção turística que decorrem em Portugal e Espanha”.

Ao todo, entre Caminha e Espinho existem este ano 65 praias galardoadas com a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, sendo que 63 são oceânicas, e duas fluviais.

O roteiro, que vai ser lançado em Caminha para assinalar a abertura da época balnear, incluí ofertas para a prática de várias modalidades como surf, mergulho, pesca desportiva ou passeios náuticos, entre outras.

Segundo o presidente d TPNP, Melchior Moreira, citado naquela nota, as praias da região são “cada vez mais procuradas por residentes e não residentes pelas excelentes condições para a prática de desportos náuticos, entre os quais o surf”. “As praias do Norte começam a posicionar-se, também, como um destino de mar”, adiantou.

O lançamento daquela publicação em Caminha, no dia 15 de junho, às 15 horas, prende-se com o facto daquele concelho do Alto Minho ser “a principal porta de entrada dos turistas espanhóis para o litoral português”, e porque o concelho dispõe, este ano, de todas as praias distinguidas, incluindo Vila Praia de Âncora, que não hasteava aquele galardão desde 2011.

O roteiro vai ser apresentado na praia de Moledo, naquele concelho do Alto Minho, ponto de encontro dos praticantes de surf, windsurf e kitesurf, “a maioria estrangeiros”.

“Surf, mergulho, pesca desportiva ou passeios náuticos, apoiados por infraestruturas e serviços de grande qualidade, são só algumas das atividades que nos últimos anos mais têm chamado os turistas para as praias do norte. Do litoral ao interior, a oferta tem mostrado um destino multifacetado, apelativo e absolutamente diferenciador”, sustentou o responsável pela TPNP.

A atribuição, este ano, à praia de Vila Praia de Âncora da Bandeira Azul faz com que, pela primeira vez em 26 anos, aquele concelho tenha todas as praias distinguidas com aquele galardão. As praias de Caminha, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão são as quatro que vão ostentar a Bandeira Azul.

A costa daquele município vai também exibir a bandeira oficial das “Praias com Qualidade de Ouro 2015”, um galardão atribuído pela associação ambientalista Quercus, para classificação das praias que têm água de excelente qualidade.

“A recuperação da Bandeira Azul em Vila Praia de Âncora foi um objetivo que nos orientou ao longo do ano. Fizemos um grande esforço para implementar uma série de medidas, nomeadamente ao nível do sistema de comportas e do rigoroso controlo no estuário do rio Âncora”, explicou o presidente da Câmara Caminha, Miguel Alves, citado naquele comunicado.

Anúncio

Alto Minho

Cerveira aprova por unanimidade orçamento de 20 milhões

Oposição votou a favor devido a medidas de apoio às famílias

em

Foto: DR / Arquivo

O Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2021 da Câmara de Vila Nova de Cerveira no valor de 20 milhões de euros, foi aprovado por unanimidade, foi hoje anunciado.

O documento, apresentado pela maioria independente, do movimento Pensar Cerveira-Pence, e presidida por Fernando Nogueira, contou com os votos favoráveis dos dois vereadores da oposição socialista.

Contactado hoje pela agência Lusa, o vereador do PS, Nuno Silva, explicou que uma das razões do voto favorável assenta na “preocupação que o executivo demonstrou em incluir medidas de apoio social, às famílias e às empresas afetadas pela pandemia de covid-19”.

Nuno Silva destacou ainda que o PAO para 2021 “foi muito debatido e negociado com a oposição”.

“O PS viu serem incluídas no documento todas as reivindicações, sugestões e pedidos que apresentou. Muitas dessas medidas fazem parte do programa eleitoral que o PS apresentou nas últimas autárquicas”, reforçou o líder da bancada socialista naquela autarquia.

Em nota enviada às redações, a Câmara de Vila Nova de Cerveira, presidida por Fernando Nogueira, destaca “as funções sociais, a educação, a segurança e a ação social como áreas prioritárias para enfrentar um contexto de grande incerteza provocado pela pandemia de covid-19”.

“Indubitavelmente, o novo coronavírus impôs a redefinição de prioridades municipais que estavam previstas quer para 2020, quer para 2021. De uma forma genérica, todos os projetos que não tenham financiamento comunitário garantido, financiamento nacional ou outro financiamento que não seja do orçamento municipal, através das receitas próprias do Município, vão ter de aguardar, porque a prioridade são as pessoas e as suas necessidades, procurando garantir a saúde económico-financeira da câmara”, refere o município.

Para Fernando Nogueira, citado naquela nota, “uma crise desta dimensão não se desvanece em meses, nem em anos”.

“O ano de 2021 será de desafios excecionais e de recuperação, em que o mundo ainda vai ter de vencer esta luta contra o novo coronavírus e, simultaneamente, saber erguer-se social e economicamente”, reforçou.

Fernando Nogueira assegurou que “é neste horizonte comum que o poder local também desempenha um papel preponderante, com a definição e implementação de políticas e ações que incidam na proteção social das pessoas e no apoio à economia e ao emprego”.

“Pelo exposto, é preciso encarar o novo ano com um otimismo prudente”, acrescentou.

O documento aprovado, na segunda-feira, vai ser remetido para apreciação e votação pela Assembleia Municipal, na sessão ordinária de dezembro.

O executivo de Cerveira conta com três eleitos pelo movimento independente e dois pelo PS.

Continuar a ler

Alto Minho

Ponte de Lima investe mais de 222 mil euros na requalificação da rede viária

27.500 metros quadrados de área a pavimentar

em

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

A Câmara de Ponte de Lima assinou o auto de consignação da empreitada de rede viária municipal nas freguesias de Estorãos, Moreira do Lima e Rendufe, num investimento superior a 222 mil euros, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a autarquia explica que a obra totaliza 27.500 metros quadrados de área a pavimentar.

A empreitada enquadra-se “na política de beneficiação da rede viária municipal em resposta ao elevado estado de degradação em que se encontra, motivado pela sua longevidade, densidade de tráfego rodoviário e intempéries dos últimos anos”.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana distribui 12 mil ‘kits’ de prevenção a alunos, professores e auxiliares

Covid-19

em

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

A Câmara de Viana do Castelo iniciou a entrega de 12 mil ‘kits’ de prevenção da covid-19 a alunos, professores e auxiliares dos estabelecimentos de ensino, desde o pré-escolar ao secundário, foi hoje divulgado.

O conjunto, composto por máscara social, embalagem de 100 ml de álcool gel e saco para acondicionamento, será entregue aos cerca de 10.200 alunos de Viana do Castelo e aos 1.295 professores e auxiliares.

Esta é mais uma ação de prevenção da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que tem incluído a entrega de Equipamento de proteção individual (EPI) às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, aos bombeiros e à Cruz Vermelha.

Continuar a ler

Populares