Redes Sociais

Desportos náuticos ajudam a promover praias do Norte

Alto Minho

Desportos náuticos ajudam a promover praias do Norte

Um roteiro com as condições existentes em 65 praias galardoadas da região Norte para a prática de desportos náuticos é a nova aposta do Turismo do Porto e Norte para promoção deste produto turístico.

A Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) explicou que o roteiro vai ser disponibilizado “por todo o território, assim como nas várias ações de promoção turística que decorrem em Portugal e Espanha”.

Ao todo, entre Caminha e Espinho existem este ano 65 praias galardoadas com a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, sendo que 63 são oceânicas, e duas fluviais.

O roteiro, que vai ser lançado em Caminha para assinalar a abertura da época balnear, incluí ofertas para a prática de várias modalidades como surf, mergulho, pesca desportiva ou passeios náuticos, entre outras.

Segundo o presidente d TPNP, Melchior Moreira, citado naquela nota, as praias da região são “cada vez mais procuradas por residentes e não residentes pelas excelentes condições para a prática de desportos náuticos, entre os quais o surf”. “As praias do Norte começam a posicionar-se, também, como um destino de mar”, adiantou.

O lançamento daquela publicação em Caminha, no dia 15 de junho, às 15 horas, prende-se com o facto daquele concelho do Alto Minho ser “a principal porta de entrada dos turistas espanhóis para o litoral português”, e porque o concelho dispõe, este ano, de todas as praias distinguidas, incluindo Vila Praia de Âncora, que não hasteava aquele galardão desde 2011.

O roteiro vai ser apresentado na praia de Moledo, naquele concelho do Alto Minho, ponto de encontro dos praticantes de surf, windsurf e kitesurf, “a maioria estrangeiros”.

“Surf, mergulho, pesca desportiva ou passeios náuticos, apoiados por infraestruturas e serviços de grande qualidade, são só algumas das atividades que nos últimos anos mais têm chamado os turistas para as praias do norte. Do litoral ao interior, a oferta tem mostrado um destino multifacetado, apelativo e absolutamente diferenciador”, sustentou o responsável pela TPNP.

A atribuição, este ano, à praia de Vila Praia de Âncora da Bandeira Azul faz com que, pela primeira vez em 26 anos, aquele concelho tenha todas as praias distinguidas com aquele galardão. As praias de Caminha, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão são as quatro que vão ostentar a Bandeira Azul.

A costa daquele município vai também exibir a bandeira oficial das “Praias com Qualidade de Ouro 2015”, um galardão atribuído pela associação ambientalista Quercus, para classificação das praias que têm água de excelente qualidade.

“A recuperação da Bandeira Azul em Vila Praia de Âncora foi um objetivo que nos orientou ao longo do ano. Fizemos um grande esforço para implementar uma série de medidas, nomeadamente ao nível do sistema de comportas e do rigoroso controlo no estuário do rio Âncora”, explicou o presidente da Câmara Caminha, Miguel Alves, citado naquele comunicado.

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Alto Minho