Desporto inclusivo junta em Vila Nova de Cerveira 320 atletas dos 18 aos 60 anos - O MINHO
Redes Sociais

Desporto inclusivo junta em Vila Nova de Cerveira 320 atletas dos 18 aos 60 anos

Alto Minho

Desporto inclusivo junta em Vila Nova de Cerveira 320 atletas dos 18 aos 60 anos

Cerca de 320 atletas de Portugal, Espanha e França, com idades entre os 18 aos 60 anos, participam, entre domingo e 11 de setembro, em Vila Nova de Cerveira, no Olympics4All.

Este evento visa a promoção do desporto “sem fronteiras, sem idade e sem género”.

Fonte da autarquia de Vila Nova de Cerveira disse esta terça-feira que os ex-atletas Manuela Machado e Carlos Lopes são os padrinhos do evento desportivo.

As provas começam na segunda-feira, estando em curso uma campanha de recrutamento de jovens voluntários para o acompanhamento das equipas ao longo dos dias de competição que vai assinalar Semana Europeia de Desporto.

A organização da iniciativa cabe à autarquia de Vila Nova de Cerveira, que reuniu em torno do projeto os restantes nove concelhos do distrito de Viana do Castelo, sendo que cada um deles selecionou uma localidade com quem está geminado para formar uma equipa e entrar na competição.

De acordo com a autarquia de Vila Nova de Cerveira, trata-se de “um evento inédito na região em que os dez municípios do distrito de Viana do Castelo, e as respetivas geminações (Espanha e França) se vão apresentar com equipas intergeracionais para participar nos jogos.”

No total serão dez equipas transnacionais, com 32 elementos cada, sendo que a sua constituição pressupõe a inclusão de participantes com idade igual ou superior a 60 anos, por um lado, e jovens dos 18 aos 30 anos.

A competição engloba desportos como o futebol, natação, atletismo, basquetebol e jogos tradicionais como petanca, malha, jogo da corda, jogo da bilha e ‘bowling’ ao ar livre.

O evento resultou de uma candidatura intitulada “Olimpíadas Intergeracionais 2015”, apresentada por aquele município aos fundos comunitários, no âmbito da medida “Eventos Europeus sem fins lucrativos no âmbito da Semana Europeia do Desporto 2015”, recolhendo um cofinanciamento de 80%.

Notícia Alto Minho TV, 16/06/2015

De acordo com a organização, a iniciativa “pretende abordar aspetos pedagógicos inerentes ao processo de educação e socialização de jovens e idosos, tendo por referência a competição em torno das modalidades desportivas universais e dos jogos tradicionais”.

O “aumento da consciencialização para a prática do desporto sem fronteiras, sem idade e sem género predefinidos, e a ampliação da participação no desporto e na atividade física dos grupos mais vulneráveis são noutros dos objetivos, assim como contribuir para a aquisição de competências com dimensão europeia dos jovens tendo em vista a criação de oportunidades de emprego na área do desporto”.

No Alto Minho, os municípios de Vila Nova de Cerveira, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Valença estão geminados com as localidades espanholas de Tomiño, Lobios, Xinzio de Limia e Tui, respetivamente.

Já Arcos de Valdevez, Caminha, Monção, Melgaço, Paredes de Coura, e Viana do Castelo estão geminados com regiões de França, casos de Dammarie-les-Lys, Pontault-Combault, Tarascon-sur-Ariège, Lavelanet, Cenon, e Hendaye, respetivamente.

Além dos municípios, o projeto, que arrancou a 01 de maio e se prolonga até abril de 2016, conta ainda com o apoio da Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), situada em Melgaço.

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Mais Alto Minho