Seguir o O MINHO

Guimarães

Desnivelamento de rotunda vai reduzir dores de cabeça a 25 mil automobilistas por dia em Guimarães

Rotunda de Silvares é problemática no acesso à auto-estrada.

em

A IP – Infraestruturas de Portugal apresentou esta segunda-feira, em Guimarães, os estudos do desnivelamento da rotunda de Silvares, por onde diariamente passam 25 mil automobilistas.

Foto: Divulgação / CM Guimarães

A proposta de desnivelamento por passagem inferior é, segundo o Diretor de Engenharia e Ambiente da IP, José Manuel Faísca, a solução encontrada para reduzir os constrangimentos rodoviários que naquele local afetam o acesso à auto-estrada, permitindo um acesso direto da A11 à Variante de Creixomil.

Nó de Silvares. Foto: Divulgação / CM Guimarães

O projecto de execução encontra-se em elaboração, sendo posteriormente lançada a obra a concurso, “possivelmente ainda este ano, por forma a garantir o início em 2019”, segundo revelou a autarquia, numa nota publicada no seu site, na sexta-feira passada, num investimento que deverá ascender a 2,5 milhões de euros.

Foto: Divulgação / CM Guimarães

Recorde-se que, em julho, a IP realizou dois perfis sísmicos no local, para analisar as condições dos solos, a fim de concretizar o processo de desnivelamento.

Ranking. Guimarães é a terceira cidade portuguesa onde se perde mais tempo no trânsito: 18 horas por ano

De acordo com um estudo de uma associação independente, com base nos Estados Unidos, divulgado em fevereiro por O MINHO, Guimarães é a terceira cidade portuguesa onde os habitantes mais tempo passam no trânsito: 18 horas por ano, um valor muito acima dos registados em cidades de dimensão idêntica – como Braga, por exemplo, onde são dispendidas apenas 7 horas anuais.

Durante as obras na rotunda de Silvares, o trânsito irá sofrer alguns condicionamentos, durante o período de nove meses esperados para a sua execução, segundo é avançado pelo “Guimarães Digital”, jornal digital do Grupo Santiago.

Populares