Seguir o O MINHO

Guimarães

Desnivelamento da rotunda de acesso à A11 abre hoje ao trânsito em Guimarães

Silvares

em

Foto: DR

O desnivelamento da rotunda de Silvares de acesso à A11, em Guimarães, um investimento de 3,4 milhões de euros, está concluído e abre ao trânsito hoje à noite, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a IP refere que a empreitada teve como principal objetivo a melhoria das acessibilidades, criando uma ligação direta “mais eficiente” da área empresarial do Avepark à rede de autoestradas.

A empreitada que começou em 19 de fevereiro de 2020, compreendeu o desnivelamento das vias esquerda e separador central da ER206, entre o nó da autoestrada e a variante de Creixomil, por forma a permitir que o tráfego de passagem evite o atravessamento pela rotunda de Silvares.

O acesso à rotunda existente é mantido através das vias e bermas direitas.

Ainda segundo a IP, a empreitada integra o projeto de melhoria das condições de acesso, segurança e circulação na principal rede viária dos arredores da cidade de Guimarães.

O projeto foi desenvolvido em coordenação com Câmara de Guimarães, que irá promover a construção de uma via de acesso do Avepark à EN101, complementando o empreendimento agora concluído.

“A realização destes projetos irá assegurar a aproximação do Avepark aos principais eixos rodoviários que constituem uma malha essencial para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a A11, promovendo a conexão do território e potenciando o crescimento económico, a criação de emprego e fixação de população na região de Guimarães”, lê-se ainda no comunicado.

O investimento na melhoria das acessibilidades ao Avepark integra o Programa de Valorização das Áreas Empresariais (PVAE), que como objetivo reforçar a competitividade das empresas, potenciar a criação de emprego e aumentar as exportações.

No âmbito do PVAE, a Infraestruturas de Portugal está a executar um conjunto de projetos de melhoria das acessibilidades rodoviárias às zonas empresariais de norte a sul do país, representando investimento global de cerca de 100 milhões de euros.

PSD satisfeito

Entretanto, em comunicado, o PSD de Guimarães manifestou “satisfação” pela inauguração do desnivelamento da rotunda de Silvares, considerando que é uma obra “de importância capital nas acessibilidades ao concelho de Guimarães e só peca por tardia”.

O partido assinala que, durante a campanha eleitoral, em 2017, “apresentou uma proposta muito concreta para resolver este problema, em 12 meses. Um problema que era já antigo, nessa altura. Este foi um tema que marcou a última campanha eleitoral. Passaram quase quatro anos e o problema está finalmente a ser resolvido”.

“O PSD não pode deixar de se congratular pela conclusão desta obra, importante para Guimarães. Foi uma obra para a qual contribuímos com a nossa ação política, na altura das eleições, em 2017, e depois, nos anos seguintes, até que a Câmara e a Infraestruturas de Portugal celebraram um acordo que permitiu a realização da obra que agora inaugura”, afirma Bruno Fernandes, citado no comunicado.

Populares