Desmonta bicicleta para reparar avaria do mítico Audi Sport Quattro em Barcelos

Carros emblemáticos do rali passaram hoje por Barcelos, Famalicão e Santo Tirso

O RallySpirit Altice, que junta os carros mais emblemáticos do ‘mundo’ do rali, providenciou hoje um momento que vem relembrar que se trata muito mais do que uma prova de automobilismo.

Ou não tivesse sido o público a ‘safar’ o piloto britânico Stewart Bowes (navegado pelo português Mário Castro) quando o cabo de acelerador do seu Audi Sport Quattro S1 E2 partiu durante a segunda classificativa do dia, em Barcelos.

Explica a organização da prova que foi graças “à generosidade e engenho de um aficionado que desmontou e retirou algumas partes da sua bicicleta para reparar temporariamente a avaria e permitir que o Audi pudesse regressar ao Parque de Assistência, mantendo-se em prova”.

Audi Sport Quattro e bicicleta RallySpirit Altice 2022. Foto: DR

“Uma ação bem elucidativa do espírito que se vive no RallySpirit Altice e da relação de proximidade criada entre equipas e espectadores que, há sete edições, torna este evento verdadeiramente único no panorama dos ralis nacionais”, pode ler-se no comunicado enviado a O MINHO.

Neste segundo dia de prova, o mais longo, o evento ofereceu aos concorrentes cinco seletivas classificativas e passagens pelos concelhos de Barcelos, Famalicão e Santo Tirso. Um dia que, no entanto, só terminará ao início da noite, no Porto, depois da passagem de Gaia.

Foto: DR

Na categoria “Históricos”, Xésus Ferreiro/Xavier Vazquez instalaram o seu Ford Escort MK 2 na liderança, após a desistência de Pablo Pazó/Ezequiel Simões, a braços com problemas de transmissão no Talbot Sunbeam Lotus. A dupla Rui Ribeiro/Pedro Fernandes ascendeu ao segundo lugar e são agora a melhor formação portuguesa, à frente de Nuno Vaz/Jó Vaz, num pódio provisório totalmente preenchido pelos emblemáticos Ford Escort.

Entre as equipas “Spirit”, a luta foi ainda mais animada, com Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Subaru Impreza WRX) e Pedro Leal/Isabel Ramalho (Mitsubishi Lancer Evo VI) a travarem um verdadeiro braço de ferro pela vitória. Mas apesar de ainda ter passado pelo comando, a dupla do Mitsubishi cedeu a primeira posição na derradeira classificativa cronometrada do dia (Santo Tirso) à formação do Subaru, com as duas equipas a partirem para a etapa final de amanhã separadas por apenas 3,2s. Ou seja, com a vitória totalmente em aberto.

Foto: DR

Um motivo extra para acompanhar o último dia de prova, a juntar à derradeira oportunidade de ver raros e históricos bólides dos ralis como o Audi Sport Quattro, o Toyota Celica Turbo, Opel Ascona 400, Lancia Stratos e Delta Integrale ou BMW M3, entre tantos outros. Com o arranque na Foz (Jardim das Sobreiras), às 9h00, os concorrentes disputarão as duas provas especiais finais, em Barcelos e Vila Verde, estando a grande festa final da chegada prevista para as 12h51, em Barcelos.

Antes de tudo isso, ainda hoje, a festa do RallySpirit Altice prossegue com a Boucles de Gaia (classificativa não cronometrada, disputa em sistema de perseguição), agendada para as 21h21, na cidade da margem Sul do Douro, com os concorrentes e terminarem a etapa a partir das 22:00, na Foz, no Porto, em animada festa com DJ.

Foto: DR

Classificação

Históricos (Após PEC 9)
1º Xésus Ferreiro/ Xabier Vazquez (Ford Escort MK2), 44m10.5s
2º Rui Ribeiro/Pedro Fernandes (Ford Escort MK2), a 1m25.3s
3º Nuno Vaz/Jó Vaz (Ford Escort MK2), a 2m18.5s

Spirit (Após PEC 9)
1º Ernesto Cunha/Rui Raimundo (Subaru Impreza WRX), 44m15.9s
2º Pedro Leal/Isabel Ramalho (Mitsubishi Lancer Evo VI), a 3.2s
3º Armando Costa/Octávio Araújo, (Mitsubishi Lancer Evo VI), a 26.7s

Classificação oficial aqui.

Programa 3ª Etapa (domingo, 5 de junho)
09h00 – Partida 3ª etapa (Jardim da Sobreiras, Foz – Porto)
10h20 – Assistência (Campo da República – Barcelos)
11h03 – PEC 11, Barcelos Norte 2 (7.89 km)
11h36 – Vila Verde 2 (14.00 km)
12h36 – Assistência (Campo da República – Barcelos)
12h51 – Chegada (Av. Liberdade – Barcelos)

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x