Seguir o O MINHO

Cávado

Desenvolvimento e Sustentabilidade do Turismo em discussão no Gerês

em

A Associação Gerês Viver Turismo vai organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, no dia 2 de junho, às 14h30, no auditório do Centro de Animação Termal da Vila do Gerês, um workshop relacionado com o desenvolvimento e a sustentabilidade do turismo.

Associativismo e Parcerias em Turismo, Gestão de Resíduos em Destinos Turísticos e Eficiência Energética e Preocupações Ambientais serão os assuntos abordados durante esta iniciativa.

O primeiro tema será apresentado por Sónia Almeida, Administradora Delegada da associação ADERE-PG, o segundo por Ida Sousa, do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal de Terras de Bouro e o último por Nuno Forner, representante da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

workshop sustentabilidade do turismo geres cartaz

A entrada para este evento é livre.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Terras de Bouro. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Barcelos

Infetados de casa de saúde mental em Barcelos novamente testados segunda-feira

Covid-19

em

Foto: DR

Os utentes e funcionários da Casa de Saúde S. José, em Areias de Vilar, Barcelos, infetados com covid-19 serão novamente testados esta segunda-feira, apurou O MINHO.

No total, são 47 os casos positivos que foram registados há duas semanas – 42 utentes e cinco funcionários – e que agora farão novos testes, coordenados pelo ACES Cávado III Barcelos / Esposende.

O vírus terá sido propagado naquela instituição através de um funcionário.

Quando foram confirmados os casos positivos, o Instituto S. João de Deus, que gere a casa de saúde mental, referiu que, “nos casos concretos de infeção, os utentes encontram-se isolados e estão todos sem sintomatologia”.

Casa de saúde mental em Barcelos com 42 utentes e 5 funcionários infetados

A Casa de Saúde de S. José assiste 216 utentes com doença e deficiência mental e emprega 104 colaboradores. “Tendo sido detetados casos positivos de covid-19 entre os seus colaboradores, procedeu-se de imediato à testagem de toda a sua população (colaboradores, utentes e ainda prestadores de serviços)”, sublinhou na altura a instituição.

Portugal contabiliza 1.316 mortos associados à covid-19 em 30.623 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 14 mortos (+1%) e mais 152 casos de infeção (+0,5%).

O número de pessoas hospitalizadas baixou de 550 para 536, das quais 78 em unidades de cuidados intensivos (menos dois).

Devido a uma alteração dos procedimentos de contabilização, o número de doentes recuperados passou agora de 7.705 para 17.549.

Continuar a ler

Cávado

Longas filas mas distanciamento assegurado na praia de Ofir

Calor

em

Foto; Pedro Silva / O MINHO

Centenas de pessoas dirigiram-se até ao concelho de Esposende para desfrutar das praias marítimas do distrito de Braga. Grande parte preferiu o areal de Ofir, com longas filas de trânsito a formarem-se nas imediações.

Apesar da grande adesão, foi possível verificar que, no areal, o distanciamento não só foi cumprido como ainda alargado, com distâncias de mais de cinco metros entre grupos de veraneantes. O mesmo sucede na água, com o respeito pela distanciamento social.

Foto: Pedro Silva / O MINHO

Foto: Pedro Silva / O MINHO

Foto: Pedro Silva / O MINHO

Foto: Pedro Silva / O MINHO

Foto: Pedro Silva / O MINHO

Foto: Pedro Silva / O MINHO

Os utentes das praias devem assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos, a partir de 06 de junho, determinou o Governo.

Relativamente ao estado de ocupação das praias, vai existir “sinalética tipo semáforo”, em que a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho quer dizer ocupação plena (3/3).

Segundo o Governo, a informação sobre o estado de ocupação das praias vai ser “atualizada de forma contínua, em tempo real”, designadamente na aplicação InfoPraia e no sítio da APA.

Continuar a ler

Barcelos

Barcelos cria “park & ride” na periferia para diminuir trânsito na cidade

Mobilidade

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Barcelos abriu hoje um espaço “park & ride” em Vila Frescainha S. Martinho, que pretende assegurar resposta de estacionamento e de transporte público a quem se desloca para o centro da cidade.

Em comunicado, a câmara refere que a infraestrutua significou um investimento municipal superior a 145 mil euros e inclui um parque de estacionamento livre, uma gare de paragem para transportes coletivos de passageiros e passagens de peões.

“Com a construção deste parque numa zona mais periférica da cidade, pretendeu-se dar resposta aos munícipes que se deslocam para a cidade, permitindo-lhes ter estacionamento diurno de longa duração e não estar dependente do estacionamento na zona mais central da cidade”, acrescenta o comunicado.

O interface será realizado com o transporte coletivo (Barcelosbus) e com os modos suaves (a pé e bicicleta).

“Sendo o centro urbano um forte polo habitacional, comercial e de serviços, com o uso do automóvel como principal meio de transporte, gera-se uma pressão sobre as vias de comunicação, ao nível da circulação e do estacionamento, que importa resolver”, refere ainda o comunicado.

O espaço tem 117 lugares de estacionamento, incluindo quatro destinados a pessoas com mobilidade reduzida, áreas ajardinadas e cerca de quatro dezenas de árvores.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, refere que este projeto se insere nas políticas municipais de melhoria da mobilidade urbana, com soluções que integram a transferência modal de transporte individual para transportes públicos e para modos suaves”.

Miguel Costa Gomes destacou também o facto de a requalificação permitir o aumento da capacidade de estacionamento para os residentes daquela zona.

Continuar a ler

Populares