O “Curtir Ciência” promove, em 05 de outubro, às 10:30 horas, um percurso por uma das zonas mais emblemáticas da cidade de Guimarães.
Em comunicado, a organização refere que o Monte Latito é “um dos pontos mais visitados, não só da cidade, mas também do país”. Ali se encontram o Castelo de Guimarães, o Paço dos Duques de Bragança e a Capela de S. Miguel, onde terá sido batizado D. Afonso Henriques.
O percurso “À Descoberta do Monte Latito” é uma parceria do “Curtir Ciência” com o Castelo/Paço dos Duques.
“Para lá dos inúmeros atrativos paisagísticos e patrimoniais, este percurso oferece ainda um motivo adicional: a entrada gratuita no Castelo. Paradigma das origens da nacionalidade e da própria figura de D. Afonso Henriques, o Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais representativos do imaginário medieval português”, nota.
Com esta parceria o “Curtir Ciência” e o Castelo/Paço dos Duques assinalam duas datas distintas, mas ambas “muito simbólicas”: o Dia Internacional da Geodiversidade, que se assinala a 06 de outubro, e o Dia Nacional dos Castelos, que Portugal comemora todos os anos a 07 de outubro.
O enfoque deste percurso incide por isso em diferentes áreas do conhecimento: “da geologia à história e ao património, passando pela biologia”.
Para o efeito esta atividade de caráter transdisciplinar propõe aos participantes a exploração do Monte Latito através de paragens programadas, permitindo o desenvolvimento do método científico e do conhecimento histórico.
A participação no percurso, incluindo entrada no Castelo de Guimarães, é gratuita mediante inscrição junto do Curtir Ciência – 253 510 830.
Tem início às 10:30 e decorre até às 12:30. É destinado a famílias com crianças a partir dos seis anos.
À DESCOBERTA DO MONTE LATITO
5 OUT 10:30
DURAÇÃO: 2H00
PÚBLICO: Famílias com crianças a partir dos 6 anos
LOTAÇÃO: Min 5 Max 15
INSCRIÇÕES: 253 510 830