Ave
Descoberta em Famalicão espécie de borboleta nunca antes vista em Portugal
Ambiente
em

Chama-se Apomyelois bistriatella, tem apenas 20 milímetros de envergadura e pertence à família Pyralidae. Esta borboleta, conhecida como “borboleta que come bolos” e com uma ampla distribuição pelo norte da Europa, foi registada pela primeira vez em Portugal, após monitorização levada a cabo em Fradelos, concelho de Famalicão, junto ao rio Ave, na futura área protegida das Pateiras do Ave.
Vasco Flores Cruz, ecólogo responsável pelo projeto que visa classificar aquela área – que engloba ainda pequenas partes das freguesias de Ribeirão e Vilarinho das Cambas – como paisagem protegida local, explicou a O MINHO que este foi o primeiro registo de avistamento da espécie no país, embora exista um registo idêntico em Espanha que remonta ao ano de 2016, e que demonstrou que estas borboletas se estavam a expandir para regiões mais quentes.
Vasco Flores Cruz explica que, segundo os investigadores, “seria previsível a sua distribuição pelo norte da península mas até julho deste ano nunca tinha sido vista em Portugal”.
Esta borboleta, acrescenta o ecólogo, tem uma particularidade caricata que a distingue da maior parte das borboletas que habitam a nossa região. É que esta, ao contrário das outras, não se alimenta em exclusivo de tecidos vegetais, mas sim de um fungo muito particular conhecido como Bolo-do-rei-Alfredo (Daldinia sp.).
“Este fungo tem a forma de uma broa, o aspeto de carvão e um nome particular que tem a origem numa lenda” que remonta ao rei Alfredo de Inglaterra entre os anos de 871 a 886.
“Diz a história que o soberano inglês aquando das invasões vikings se refugiou na casa de uma camponesa. Quando esta lhe pediu para tomar conta de uns bolos que assavam no forno, o rei distraído com os seus pensamentos deixou-os queimar, atirando-os depois para o bosque. Ao monarca de nada lhe valeu o título, pois acabou por ouvir uma valente reprimenda”, conta Vasco Flores Cruz.
Ao nosso jornal, o responsável pelo projeto explica que esta é uma das cerca de 250 borboletas registadas na área famalicense. Algumas delas apenas tinham sido vistas uma ou outra vez, mas só a borboleta “que come bolos” teve honras de estreia.
“É mais uma espécie a somar à investigação. Sempre que encontramos alguma espécie mais rara, é sinal que estamos a fazer um bom trabalho ao ajudar com que os habitats fiquem mais ricos, daí existir uma monitorização mensal que permite aferir a qualidade do trabalho executado ou, caso as espécies diminuam, que tipo de ameaças externas possam existir”, conta.
Vasco Flores acrescenta ainda que está a ser preparado um artigo cientifico a ser publicado em revista científica em dezembro de 2021, com o somatório das espécies novas que foram identificados ao longo de 2020 em exclusivo para borboletas. Esse trabalho é de um grupo de investigadores portugueses, entre os quais se inclui o João Nunes, jovem de 21 anos e autor da descoberta desta borboleta em solo famalicense.
Leia Também
“Não estamos preocupados com o Paços de Ferreira ou com outra equipa qualquer”
“A nossa entrada no jogo foi muito fraca”
Vitória triunfa em Famalicão e fica a um ponto do SC Braga
Marcelo vence em Famalicão com 64%. Ana Gomes com 12,5% e Ventura com 9,8%
Motociclista ferido após acidente em Famalicão
Vitória e Paços de Ferreira em luta à distância pelo último lugar europeu da I Liga

Um carro ficou totalmente destruído pelas chamas, na madrugada desta segunda-feira, na Rua das Tumbas, freguesia da Costa, em Guimarães.
Segundo o Guimarães Digital, do Grupo Santiago, que avança a notícia, o incêndio atingiu ainda uma outra viatura.
O alerta foi dado à 01:20.
Os Bombeiros de Guimarães mobilizaram quatro operacionais e uma viatura.
Desconhecem-se as causas do incêndio.
A PSP registou a ocorrência.
Ave
Marcelo vence em Famalicão com 64%. Ana Gomes com 12,5% e Ventura com 9,8%
Eleições presidenciais 2021

Já está fechada a contagem dos votos no concelho de Famalicão, apontando uma vitória expressiva a Marcelo Rebelo de Sousa. Ana Gomes surge em segundo lugar, seguindo-se André Ventura. Vitorino Silva é quarto.
No concelho de Famalicão, Marcelo Rebelo de Sousa conquistou o primeiro lugar colhendo 37.678 votos, Ana Gomes, em segundo, com 7.285 votos, seguida por André Ventura, com 5.711.
Vitorino Silva fica em quarto, com 2.225 votos, Marisa Matias em quinto, com 1.934, Tiago Mayan em sexto, com 1.920, e João Ferreira, por último, com 1.408.
Guimarães
Marcelo vence em Guimarães. Ana Gomes em segundo (e Tiago Mayan em quarto)
Eleições presidenciais 2021
Por
Tomás Guerreiro
Já está fechada a contagem dos votos em Guimarães, apontando uma vitória expressiva a Marcelo Rebelo de Sousa. Ana Gomes surge em segundo lugar, seguindo-se André Ventura. Tiago Mayan é quarto.
No concelho de Guimarães, Marcelo Rebelo de Sousa conquistou o primeiro lugar obtendo 45.360 votos, Ana Gomes o segundo lugar, com 9.144 votos, André Ventura foi terceiro, com 7.984 votos, Tiago Mayan quarto , com 3.023, Marisa Matias surge em quinto, com 2.640, João Ferreira em sexto, com 2.632 e Vitorino Silva, por último, com 2.620.
Reportagens da Semana


Miguel Silva imortalizou a avó com pintura gigante em Barcelos
Pandemia afastou graffiter da avó nos seus últimos meses de vida


Já são conhecidos os temas do Festival da Canção (e há duas vozes de Barcelos)
Fábia Maia e Graciela


SC Braga faz 100 anos, ‘Melinha’ vai à bola há 75 e só quer ver o seu clube campeão
Amélia Morais é uma adepta bem conhecida de todos
Populares
- PaísHá 2 dias
Multas ‘covid’ são para pagar na hora e passeios higiénicos só com comprovativo
- FutebolHá 1 dia
Salvador e Varandas ‘pegaram-se’ e só a polícia os separou
- BarcelosHá 22 horas
Protesto pacífico com mais de cem pessoas apelou à abstenção em freguesia de Barcelos
- BragaHá 2 dias
Entra em jardim infantil de Braga para roubar, diz que veio buscar criança e acaba agredido por pais