Seguir o O MINHO

Região

Descida de temperatura pode trazer neve ao ponto mais alto da serra do Gerês

Estado do tempo

em

Foto: CM Terras de Bouro (Arquivo)

A descida das temperaturas prevista a partir deste domingo poderá facilitar a ocorrência de precipitação em forma de neve nos pontos mais altos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, segundo alguns portais dedicados à meteorologia.

Embora o Instituto Português do Mar e da Atmosfera ainda não se tenha pronunciado sobre essa possibilidade, uma vez que é ainda remota e só deve ser ou não confirmada na segunda-feira, o portal MeteoExploration, que se dedica à análise de modelos meteorológicos, dá como provável a queda de neve no alto do Pico da Nevosa, na serra do Gerês, e ainda em Pitões das Júnias, já no concelho de Montalegre.

Essa projeção também é sublinhada pelo portal português dedicado à meteorologia, “Meteo Trás-os-Montes – Portugal”, dando conta da possibilidade das cotas descerem até aos 1.100 metros, o que levaria à queda de neve em mais alguns pontos altos do Parque Nacional. No entanto, é pouco provável que exista acumulação, com neve misturada com chuva a derreter à chegada ao solo.

A depressão Hubertus (nome dado pela estação meteorológica alemã) já se encontra em plena atividade e promete trazer indiretamente chuva e vento para Portugal ao longo de todo o dia de domingo, a começar já por esta madrugada. A isso deve-se uma frente associada à depressão que atingirá território nacional.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os períodos de aguaceiros, por vezes fortes, começam a ocorrer com maior frequência a partir das 03:00 horas desta madrugada, devendo estender-se, pelo menos, até às 09:00. Durante esse período, os distritos de Braga e de Viana do Castelo (assim como Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto) estarão sobre aviso amarelo por causa da precipitação.

Segundo os vários modelos de projeção para as próximas horas/dias, a frente associada à depressão Hubertus vai entrar em território continental a partir da zona do Minho.

Esta massa de ar mais frio vai levar à descida da temperatura na região, com os termómetros a baixarem cerca de cinco graus no litoral e dez nas regiões mais montanhosas do interior.

Populares