A Comissão Política Concelhia do PAN – Pessoas – Animais – Natureza de Famalicão denunciou uma descarga de efluentes diretamente para a ribeira de Ferreiros, em Calendário, nas imediações do matadouro central.
“Após alguns alertas, deslocamo-nos ao local e verificamos in loco uma descarga, cujo vídeo já enviámos para o SEPNA. Estas descargas constituem um crime ambiental e um grave atentado à saúde pública. Ao que conseguimos apurar, estas descargas têm ocorrido, alegadamente, com alguma frequência, nas imediações das instalações do matadouro central diretamente para a ribeira”, alerta Sandra Pimenta em comunicado enviado a O MINHO.
O partido assinala que, “felizmente, cada vez mais os famalicenses estão atentos a estas situações e quer diretamente quer através dos alertas que nos fazem chegar as denúncias têm aumentando”. Contudo, acrescenta, “estamos longe de ver garantidos todos os procedimentos legais para a proteção dos nossos rios e do ambiente em geral”.
Para finalizar, Sandra Pimenta reitera a sua preocupação e incompreensão perante a inação do executivo na elaboração de uma estratégia local para sinalizar focos de poluição e ligações indevidas, algo que a concelhia tem vindo a defender e que considera que a criação da figura municipal de protetores dos meios hídricos, poderia dar resposta, reforçando-se assim a monitorização e fiscalização de descargas ilegais de efluentes.