Seguir o O MINHO

Barcelos

Descarga de ETAR gera polémica. Águas de Barcelos diz que impacto ambiental é “o menor possível”

Rio Cávado

em

Foto: DR

Um vídeo colocado a circular nas redes socais da descarga de efluentes de uma ETAR, em Vila Frescainha S. Pedro, em Barcelos, para o Rio Cávado, está a gerar polémica.


O vídeo, já muito partilhado no Facebook, mostra as águas residuais tratadas a saírem de uma conduta e a ‘pintar’ o rio Cávado de uma cor esbranquiçada.

Questionada por O MINHO, a Águas de Barcelos (AdB), que detém a concessão de água e saneamento no concelho de Barcelos e responsável pela gestão da ETAR, assume que, “infelizmente, o impacto visual da descarga é real, mas o importante é que o impacto ambiental seja o menor possível”.

Vídeo partilhado por Eduardo Araújo no grupo Barca- Associação Amigos do Cávado

“A ETAR tem funcionado normalmente como sempre funcionou. O impacto visual da descarga desde sempre que é significativo, uma vez que por dia são descarregados 20.000m3 de efluente no Rio Cávado. Ou seja por hora são descarregados 830.000 litros de efluente tratado”, explica a AdB na resposta enviada ao nosso jornal.

“Infelizmente, o impacto visual da descarga é real, mas o importante é que o impacto ambiental seja o menor possível. E a AdB tudo faz para que o desempenho desta ETAR seja o melhor possível. A ETAR de Barcelos tem uma forte componente industrial, fruto de uma sociedade de consumo e não podemos negar o impacto que as sociedades modernas têm”, salienta a empresa.

A AdB adianta, ainda, que “na sequência do horizonte de projeto da ETAR estar a ser atingido, a AdB iniciou o Projeto de Remodelação da ETAR de Barcelos que já se encontra na Fase 2 – estudo das alternativas de tratamento”.

“É muito importante que, de facto, a população em geral se envolva neste tipo de projetos, porque as decisões de hoje terão impacto durante 30 anos. Uma ETAR com um tratamento mais avançado tem custos superiores, mas se consideramos que os custos cobrirão os benefícios ambientais de uma decisão deste tipo, será fácil a todos e aos decisores escolherem”, conclui a AdB.

Segundo informação constante da página da AdB, a ETAR de Barcelos tem uma capacidade instalada de 133.250 habitantes-equivalente e trata 92% do volume total de águas residuais recolhidas no Sistema Público, de origem doméstica e industrial, sendo esta última de um conjunto de tinturarias que, após pré-tratamento, enviam o efluente industrial para a rede pública de drenagem de águas residuais.

Anúncio

Barcelos

Barcelos: Dois GNR feridos após serem atacados à pedrada por homem alcoolizado

Violência

em

Foto: DR

Dois militares da GNR de Barcelos sofreram ferimentos depois de terem sido atacados com pedras por um homem alcoolizado, ao início da noite deste domingo, em Palme, concelho de Barcelos.

A situação ocorreu na Rua da Igreja, quando aquele carro patrulha se deslocou para o local depois de uma denúncia por violência doméstica.

À chegada, o alegado agressor atirou pedras com bastante violência, acabando por causar ferimentos nos elementos da autoridade.

Para o local foi mobilizada uma equipa de intervenção daquela força militar e outros carros patrulha, para além de três ambulâncias.

O homem acabou também por ficar ferido, não se sabendo ainda como.

A mulher do agressor não apresentava ferimentos.

Os dois militares – um homem e uma mulher – assim como o agressor, foram transportados para o Hospital de Braga pelos Bombeiros de Barcelos.

As autoridades ainda se encontram no local.

Continuar a ler

Barcelos

Encontrado com vida homem desaparecido há vários dias em Barcelos

Carvalhal

em

Foto: Dr

O homem com cerca de 50 anos que estava desaparecido desde o início da semana em Barcelos, já está em casa e bem de saúde, disse a esposa a O MINHO.

Sem grandes pormenores, a mulher explicou que o homem se ausentou durante uns dias sem dar conta do paradeiro, mas acabou por aparecer este sábado, na habitação que possuem, em Carvalhal.

Recorde-se que o homem estava dado como desaparecido perante as autoridades depois de ter levado a mulher ao trabalho, na passada terça-feira, para não voltar a ser visto durante os dias que se seguiram.

O automóvel do homem ficou estacionado em casa, algo que causou ainda maior aflição na família.

Continuar a ler

Barcelos

Videoclipe de músico de Barcelos com alegada participação da GNR sob investigação

Saises

em

Foto: DR

Saises, jovem músico de Barcelos, acaba de lançar um novo videoclipe que conta com a alegada participação da GNR e que já está a ser investigado por aquela força militar.

“Às vezes perdido” é o nome do tema do videoclipe, gravado em Barcelos e Famalicão, lançado no dia 23 de julho pelo jovem rapper, de 24 anos, natural da freguesia de Macieira de Rates.

“O artista não quis só cantar para a câmara como 95% dos videoclipes no mundo, mas fazer algo mais cinematográfico. Estiveram envolvidas mais de 35 pessoas só para gravar o vídeo. Mas o mais épico é que até a GNR participou”, é explicado em nota enviada a O MINHO na manhã desta sexta-feira.

Entretanto, ao início da tarde, o músico enviou e-mail, de outro endereço eletrónico, a O MINHO dizendo que  “a GNR não participou, é uma simples farda de carnaval” e pedindo para retirar a notícia.

E não respondeu a novos e-mails enviados por O MINHO para obter mais esclarecimentos.

Entretanto, o vídeo foi retirado do You Tube.

O nosso jornal contactou fonte oficial do Comando Territorial de Braga, apurando que a GNR teve conhecimento do videoclipe através da notícia O MINHO e que vai efetuar diligências para apurar as circunstâncias da gravação.

As averiguações consistirão em perceber se se trata realmente de um guarda ou de um indivíduo com “uma simples farda de carnaval”, como alega o músico, tratando-se, neste caso, de uso indevido de farda e que também é punido.

Notícia atualizada às 16h13 de 01/08.

Continuar a ler

Populares