Um grupo de 17 jovens começou ontem uma jornada de 900 quilómetros em bicicleta desde Troyes, França, até Celorico de Basto.
Deslocam-se até ao concelho minhoto para participar no encontro Dias na Diocese, entre 26 e 31 de julho. No total, serão 666 jovens de França e Espanha em Celorico. Partem depois para Lisboa, onde participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Durante a viagem desde França, o grupo aventureiro será ainda auxiliado por mais quatro jovens que ajudam na organização, preparação das refeições, e na ligação com os locais de acolhimento.
O grupo é composto por jovens da diocese de Troyes, um jovem sacerdote, um diácono e a sua esposa, um seminarista colombiano, quatro jovens polacos que conheceram durante a JMJ em Cracóvia, em 2016, e um jovem de Hong Kong.
No primeiro dia, no domingo, percorreram 83 quilómetros até à localidade de Joigny.
Vão pedalar ao longo de dez dias, estando prevista a chegada em 26 de junho.
Serão acolhidos todas as noites em paróquias, mosteiros e famílias, partilhando as refeições e fazendo momentos de convívio, orações e de partilha.
Marie-Liesse, uma das participantes, refere que “esta viagem é uma oportunidade de conhecer pessoas e vivenciar a hospitalidade na França, Espanha e Portugal”.
“É uma verdadeira peregrinação que vivemos de bicicleta, e ao mesmo tempo um desafio desportivo e espiritual”, diz, citada em comunicado da autarquia.
Refere ainda que é importante para “conhecer melhor o grupo”, as pessoas que encontram no caminho, mas também para se conhecerem a eles próprios “diante das dificuldades, do sofrimento físico, e da solidão na bicicleta”
“É uma forma de preparar a JMJ, encontrando as comunidades portuguesas, os jovens de todo o mundo e o Papa”, nota.
Serão acolhidos 71 jovens da Diocese de Troyes na França e 595 da Arquidiocese de Toledo, em Espanha, e está a ser elaborado em colaboração com a Câmara Municipal, um programa com “várias atividades para dar a conhecer o concelho e acolher bem” os visitantes.