Dérbi do Minho abre 31.ª jornada

Famalicão-SC Braga
Foto: SC Braga

É com um dérbi minhoto, entre Famalicão e SC Braga, que abre a 31.ª jornada da I Liga, na qual o líder Sporting e o ‘vice’ Benfica, empatados pontualmente, protagonizam no domingo mais uma batalha à distância na corrida pelo título, defrontando adversários ‘aflitos’ na 31.ª jornada.

Numa altura em que estão ‘proibidos’ de perder pontos, com quatro rondas por disputar, a formação de Rui Borges desloca-se ao reduto da pior equipa da prova em casa, o Boavista, enquanto o Benfica recebe a que menos pontuou fora, o AVS.

As duas equipas jogam no mesmo dia, com os ‘encarnados’ a entrar em campo primeiro (18:00), de volta à Luz, onde, entre marcantes vitórias nos redutos de FC Porto (4-1) e Vitória de Guimarães (3-0), perderam dois pontos, já nos descontos, com o Arouca (2-2).

O ‘onze’ de Bruno Lage, sem Florentino e Di María por castigos ‘estratégicos’, não esperará, com certeza, facilidades, sabendo que, no jogo teoricamente mais fácil até final, terá de somar o 11.º triunfo nos últimos 12 jogos.

O Benfica conta com a inspiração do avançado grego Vangelis Pavlidis – autor de sete golos nos últimos quatro jogos na prova e de um total de 13 na segunda volta, em contraste com os quatro da primeira – e a segurança de Trubin, decisivo em Guimarães.

Quanto ao AVS, segue desde a 25.ª ronda na ‘periclitante’ 16.ª posição, de acesso ao play-off de manutenção, contando apenas um ponto nos últimos seis jogos e apenas nove fora, tendo, neste particular, o pior registo na I Liga.

Duas horas e meia após o pontapé de saída na Luz, começa, se a luz não falhar, o embate do Sporting, que, independentemente do que o Benfica fizer, só pode pensar em ganhar, no seu caso pela terceira vez consecutiva e sétima nos últimos oito jogos.

No penúltimo jogo fora, antes da deslocação à Luz para o previsível ‘jogo do título’, à 33.ª ronda, o conjunto de Rui Borges vai ao Bessa ‘escoltado’ pelo avançado Viktor Gyökeres, autor de 12 golos nas últimas oito rondas, para um total de 34.

Grande figura da edição 2024/25 da I Liga, depois de já ter sido a ‘estrela’ na época de estreia (2023/24), o sueco tem sido o ‘abono de família’ dos ‘leões’ e, individualmente, segue na luta pela ‘Bota de Ouro’ europeia, apesar de os seus 34 golos só multiplicarem por 1,5 pontos – os das principais ligas dobram.

Os ‘leões’, numa série de 17 jogos sem perder (11 vitórias e seis empates), 15 com Rui Borges, enfrentam um oponente que venceu dois dos últimos três embates, ambos fora, pois, em casa, é a pior equipa da I Liga, com apenas seis pontos somados.

Sob o comando do escocês Stuart Baxter, o quinto técnico da época, contando os dois interinos, o Boavista estreou-se com um importante triunfo em Faro (1-0), que valeu a subiu ao 17.º posto, após 13 rondas em último, a apenas três pontos do AVS, 16.º.

Os ‘axadrezados’ ultrapassaram o Farense, que só venceu um dos derradeiros 15 jogos e caiu, 16 rondas volvidas, para o último lugar, precisando de pontuar em Barcelos, onde o Gil Vicente (14.º, com 29 pontos), que não pontua em casa há seis jogos, garantirá, praticamente, a manutenção com um triunfo.

Na luta pelo último pelo último lugar do pódio, o SC Braga, que ganhou cincos dos últimos seis embates, com um 1-1 em Alvalade pelo meio, visita na sexta-feira o tranquilo Famalicão, no encontro de abertura da ronda.

Por seu lado, o FC Porto, um ponto abaixo dos ‘arsenalistas’, joga sábado na casa da primeira equipa acima da ‘linha de água’, o Estrela da Amadora, numa altura em que tem sido ‘movido’ a Rodrigo Mora (cinco golos nas últimas cinco rondas).

Mais abaixo, na batalha pelo quinto lugar, que passou a ter ‘chancela’ europeia com o apuramento de Benfica e Sporting para a final da Taça de Portugal, o Vitória SC recebe no domingo o Rio Ave, enquanto o Santa Clara, que soma menos um ponto, é anfitrião do Arouca.

A ronda 31 inclui ainda dois jogos entre quatro equipas com a situação, a meio da tabela, quase definida, a receção do Moreirense ao Nacional, no domingo, e do Casa Pia ao Estoril Praia, a fechar, na segunda-feira.

Programa da 31.ª jornada

– Sexta-feira, 25 abr:

Famalicão – SC Braga, 20:30

– Sábado, 26 abr:

Santa Clara – Arouca, 14:30 locais (15:30, horas de Lisboa)

Gil Vicente – Farense, 18:00

Estrela da Amadora – FC Porto, 20:30

– Domingo, 27 abr:

Moreirense – Nacional, 15:30

Benfica – AVS, 18:00

Vitória SC – Rio Ave, 18:00

Boavista – Sporting, 20:30

– Segunda-feira, 28 abr:

Casa Pia – Estoril Praia, 20:15

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados