Seguir o O MINHO

Ave

Deputados recém-eleitos do PSD visitaram Centro Social de Vale S. Cosme

em

O Centro Social e Paroquial de Vale S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão, recebeu esta segunda-feira, ao final da manhã, a visita dos Deputados à Assembleia da República, eleitos pelo círculo eleitoral de Braga.

Aos deputados social-democratas, Jorge Paulo Oliveira, Laura Magalhães, Joel Sá e Celeste Cardoso, a Direção do Centro Social presidida pelo Padre José Manuel Faria, deu a conhecer a vida da instituição, as respostas e serviços sociais que materializa, o meio em que se insere e os desafios que enfrenta. A ampliação das atuais instalações, inauguradas em Fevereiro de 2012, e que atualmente servem crianças e idosos, dispondo de jardim-de-infância, centro de dia, lar de idosos e serviço de apoio domiciliário, é um dos projetos mais ambiciosos da Instituição.

As obras de ampliação estão orçadas em mais de um milhão de euros, pelo que a Direcção da Instituição está a estudar potenciais fontes de financiamento, desde logo as comunitárias, no âmbito do Programa Portugal 2020.

Em Vale S. Cosme, os deputados do PSD elogiaram “a qualidade e o profissionalismo das respostas sociais que o Centro Social oferece”, aproveitando para defenderem que “a economia social é um setor emergente e cada vez mais essencial para contribuir para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, privilegiando a dimensão humana e a coesão social”. Para aqueles parlamentares uma “resposta social eficiente e abrangente só é possível se o Estado continuar a valorizar as Instituições Particulares de Solidariedade Social e apostar, como até aqui, no reforço da contratualização”.

A visita ao Centro Social e Paroquial de Vale S. Cosme, insere-se no “Mandato de Proximidade” que os deputados pretendem manter com as forças vivas da sociedade civil no distrito de Braga.

Populares