O deputado do PSD Joaquim Barbosa, que assumiu, em meados de setembro, a função no Parlamento, disse a O MINHO que dará “particular atenção às necessidades de todo o concelho de Braga, às suas instituições e às pessoas, principalmente aquelas em situação de mais dificuldade, atuando nas áreas sociais, juventude, do património, ambiente e economia”.
O parlamentar, eleito pelo círculo de Braga, está integrado na Comissão do Trabalho, Segurança Social e Inclusão e na Comissão de Educação e Ciência tendo feito a sua primeira intervenção no plenário no dia 26 de setembro, no caso, sobre a defesa da integração das creches no sistema educativo a nível pedagógico mas somente aquando da revisão da Lei de Bases do Sistema Educativo.
Propôs que tal seja feito “em diálogo com todos os envolvidos, desde educadores de infância, assistentes operacionais, representantes de pais e encarregados de educação bem como com os sindicatos representativos do setor”.
Embora tenha sido o único deputado no plenário que interveio sobre este tema específico – sublinha – a defesa das teses defendidas pelo Grupo Parlamentar, por seu intermédio, foi aprovada por larga maioria.
Está a continuar trabalho em Braga
Em Braga, já na qualidade de deputado, participou este fim de semana no evento realizado no Bom Jesus, “Escadórios da Humanidade”, que juntou cerca de milhar e meio de bombeiros portugueses e europeus, além de ter visitado em trabalho uma instituição de solidariedade social do concelho no sentido de desbloquear, a nível de governo central, um problema.
Joaquim Barbosa, que é jurista e articulista em O MINHO, afirma que “ser deputado da Nação, com as raízes encrustadas no concelho de Braga, é apenas a continuação do meu trabalho que, até do ponto de vista profissional, foi maioritariamente dedicado ao serviço público e politicamente dedicado ao concelho de Braga”.
Foi vereador na oposição ao PS
O também atual deputado municipal e ex-vereador da oposição do município de Braga ao tempo dos executivos socialistas teve, no momento da sua indicação, o apoio unânime da Comissão Política do PSD de Braga, da JSD, dos TSD bem como dos autarcas do concelho apoiados pela Coligação Juntos por Braga, sendo esse facto, segundo afirmou na ocasião “ de grande responsabilidade para o trabalho a executar”.
Assumiu também o compromisso de, além de todo o trabalho de deputado da Nação, sempre em articulação com a direção de bancada do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República, manter-se na direção do PSD concelhio, na sua bancada na assembleia municipal bem como Presidente da Comissão Municipal de Urbanismo, Planeamento, Trânsito, Ambiente e Proteção Civil.
Afirma, ainda, que foi muito bem acolhido por todo o Grupo Parlamentar, nomeadamente o seu presidente, Hugo Soares, o secretário da Mesa do Parlamento, Jorge Paulo Oliveira, o presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, Emídio Guerreiro, e todos os restantes deputados do circulo de Braga.