Irene Costa, de Vizela, deputada na Assembleia da República pelo PS, entregou uma cópia do Tratado de Tagilde, que definiu a Aliança Luso-Britânica, a mais antiga do mundo, ao Papa Francisco.
A deputada vizelense esteve recentemente numa visita a Roma e, na audiência pública semanal na Praça de S. Pedro, no Vaticano, teve a oportunidade de contactar com o Papa Francisco.
“De Vizela, oferecemos o Tratado de Tagilde, símbolo de paz e amizade perpétua entre dois países. Oxalá fosse entre o mundo inteiro”, escreveu Irene Costa na sua página de Facebook.
Em declarações à Rádio Vizela, a deputada socialista explica que a viagem partiu de uma iniciativa particular de um grupo de padres e alguns deputados, mas deu conhecimento da mesma ao presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado.
“Entregámos de Vizela um Tratado de Tagilde que, pela simbologia, nestes tempos de guerra, ganha um significado mais intenso – paz e amizade perpétua entre os países”, diz Irene Costa. “De sua Santidade recebi uma medalha”, aponta a deputada, acrescentando: “A proximidade com o Santo Papa, o seu aperto de mão… Foi um momento de felicidade imenso, um sentimento único de uma alegria interior inexplicável”.