O Ministério das Infraestruturas já solicitou à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) o necessário apoio ao Município de Braga, para que este possa concluir as obras da Variante do Cávado.
A deputada do PSD na Assembleia da República, Ana Santos adiantou, em comunicado, que a informação foi prestada hoje no parlamento pelo Secretário de Estado das Infraestruturas Hugo Espírito Santo, em resposta a uma pergunta que lhe colocou sobre o assunto.
O governante disse que não compete ao IP fazer obras nas vias municipais, mas adiantou que já terá solicitado à IP o apoio ao projeto.
No âmbito de uma audição regimental do Ministro das Infraestruturas e Habitação, que decorreu na Comissão Parlamentar de Economia, Ana Santos solicitou a Miguel Pinto Luz que a Infraestruturas de Portugal, se envolva na criação e conclusão da Variante do Cávado.
Já depois de ter levado o Nó de Infias a esta Comissão Parlamentar, em julho de 2024, Ana Santos, deixou agora bem presente perante a equipa ministerial que, “relativamente à EN14 e aos vários troços que atravessam a cidade de Braga, sendo vias de grande congestionamento de tráfego, proveniente, quer dos concelhos a Norte, quer dos parques industriais existentes na envolvente, é muito relevante a concretização deste sublanço, que terá cerca de 3,6 Km e que se iniciará no Nó de Ferreiros”.
Desviar o trânsito do centro
Deixou ainda presente a Miguel Pinto Luz que “se trata de um sub-lanço que funcionará como uma variante à EN14 e que permitirá que muito do tráfego de atravessamento que se verifica atualmente nesta artéria, possa ser desviado do centro da cidade, ligando os principais nós da autoestrada no concelho de Braga a pólos geradores de mobilidade, assim como às vias de ligação intermunicipais”.
Ana Santos abordou, ainda, o problema da necessidade de se fazer a permuta da tutela da Avenida António Macedo para o Município de Braga, o que – vincou – “também poderá acelerar a concretização do projeto do BRT (Autocarro de Transporte Rápido), financiado por verbas do PRR”.