A depressão Babet já se faz sentir no Minho esta terça-feira, com várias ocorrências relacionadas sobretudo com queda de árvores.
Segundo o site da Proteção Civil, cerca das 09:30, havia bombeiros mobilizados para quedas de árvores em Caminha, Viana do Castelo, Braga, Barcelos e Famalicão.
Contudo, fontes dos comandos sub-regionais disseram a O MINHO que as ocorrências não provocaram feridos nem causaram danos de maior.
Toda a costa portuguesa está igualmente hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima.
O estado do tempo no continente vai estar condicionado por “sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa”, na terça-feira por influência da depressão Babet.
Hoje, “a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Babet (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas”.
“Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, no dia 19 [quinta-feira], com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas, para o qual se emitirão novos avisos meteorológicos”, acrescenta o IPMA.