A Rede Energia, operador de combustível com preços low-cost, anunciou esta segunda-feira a angariação de mais de 1.200 refeições, em 28 dias de vigência da campanha “Depósito Solidário”, uma ação solidária de incentivo e apoio à Rede de Emergência Alimentar.
Segundo o comunicado enviado às redacções, por cada 3.000 litros de combustível vendido, a Rede Energia compromete-se a doar uma ceia de Natal, até 20 de dezembro. Sempre que se abastecer num dos 30 postos da Rede Energia, está-se a incrementar o “Depósito Solidário”.
“Diante da infeliz realidade que hoje enfrentamos é urgente que o apoio social aumente, na mesma medida em que as dificuldades surgem. A época natalícia, este ano, já se adivinha invulgar o suficiente. Se pudermos atender às necessidades acrescidas com que as famílias se irão deparar, estaremos orgulhosamente a cumprir o propósito desta campanha. É nesse sentido que a Rede Energia não fica indiferente e estabelece este contributo”, disse Nuno Castela, administrador da Rede Energia
Também na sequência deste “Depósito Solidário”, Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar (BA), assegurou que “louvamos esta parceria de elevado valor social, levada a cabo pela Rede Energia, pois permitirá prosseguir o apoio a famílias carenciadas e em dificuldades. As empresas e as marcas são mais fortes quando contribuem para um mundo mais justo, coeso e solidário. Nesta medida, uma campanha que envolve os consumidores é um bom exemplo de que a Rede Energia está atenta às comunidades onde atua e se insere”.
O número de pedidos de ajuda feitos à Rede de Emergência Alimentar, atualmente, ultrapassa os 50 diários. Os dados recolhidos pela entidade, criada a 19 de março, mostram que, logo após o fecho da economia, chegaram a existir cerca de 350 pedidos de ajuda por dia, o que representou um acréscimo de cerca de 60 mil pessoas em relação às 380 mil apoiadas pelos 21 Bancos Alimentares de todo o país antes da pandemia, através de 2.600 instituições sociais.