Depois do sucesso alcançado com a abertura em Esposende, o ‘outlet’ Cakus abriu, este domingo, uma nova loja com louça portuguesa a três euros o quilo, na zona da Grande Lisboa.
A nova loja abriu portas na Avenida Infante Dom Henrique, em Alverca.
“Desde que lançámos este conceito, começámos a pensar em abrir outros pontos e fazia todo o sentido começar por Lisboa”, contou à NiT o fundador, Nuno Costa, de 46 anos.
“Não conseguimos estrear-nos no centro, mas o mais importante era ficarmos mais próximos das pessoas que adoram estas cerâmicas”, acrescenta o empresário, revelando que, no primeiro dia, o espaço foi visitado por mais de 600 pessoas.
Como O MINHO noticiou, a loja localizada na rua de Carfer, número 42, em Esposende, tem feito sucesso nas redes sociais com mais de 100 mil seguidores no Instagram e publicações que se tornaram virais.
Por exemplo, uma publicação da influenciadora digital Beatriz Vilas sobre a Cakus conta já com mais de 1,5 milhões de visualizações no Instagram.
O MINHO visitou a loja e pôde testemunhar a grande adesão de clientes, que escolhiam artigos por entre as várias opções disponíveis.
Ali há de tudo: pratos, tigelas, canecas, travessas, copos. Tudo a três euros o quilo. Só os copos de café eram vendidos à unidade (um euro), bem como os vasos (preços variados dependendo do modelo).












O cliente escolhe o que quer e à saída os produtos são pesados e paga conforme o peso que leva.
Abriu em agosto
Segundo a NiT, o negócio foi criado por Nuno Costa, de 46 anos, que cresceu no mundo das cerâmicas, tendo-se juntado à empresa familiar em Barcelos — a Irmãos Macedo Costa — quando ainda estudava, e João Pedro Silva, de 36, que trabalhava na comercialização de têxteis.
Os dois quiseram criar um negócio diferente, uma vez que em Portugal ainda não existia nada dedicado ao segmento que trabalhavam: “Só tínhamos uma tenda em Vila Nova de Cerveira vocacionada para o público espanhol”.
A Cakus abriu em agosto de 2023 e, segundo a mesma fonte, é o “maior armazém de louças portuguesas vendidas ao peso no nosso país”, com 500 metros quadrados.
“É um conceito ‘low cost’ para os clientes. Quando comecei a abordar fábricas, muitas tinham dificuldade em escoar de segunda produtos com defeitos impercetíveis. Como trabalham com grandes marcas mundiais, fazem produções muito grandes e há sempre excedentes. Podíamos trazer essa oferta para o nosso público”, refere Nuno Costa, nas declarações à NiT.
Esta abertura em Lisboa é a concretização da vontade do proprietário em expandir o negócio.