Depois de Viana, gasolineira ‘low cost’ espanhola vai abrir na Trofa e Póvoa de Varzim

Plenergy
Depois de viana, gasolineira 'low cost' espanhola vai abrir na trofa e póvoa de varzim
Foto: DR / Arquivo

O grupo espanhol Plenergy, que se apresenta como “líder ibérico no setor das estações de combustíveis de baixo preço” e já está presente em Viana do Castelo, pretende investir em Portugal continental, até final deste ano, “entre 15 a 17 milhões de euros”, com aberturas, entre outras, nos concelhos de Trofa e Póvoa de Varzim.

A Plenergy conta atualmente com seis postos de abastecimento em funcionamento em Portugal (Guarda, Viana do Castelo, Cartaxo, Paços de Ferreira, Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira), estando prevista a abertura de um novo posto de abastecimento na Trofa “nas próximas semanas”, disse Tiago Preguiça, diretor de Expansão e Relações Institucionais para Portugal.

Em conferência de imprensa, o responsável sublinhou que a empresa estima encerrar o ano de 2025 com, pelo menos, 15 estações abertas em território nacional, apoiada por uma carteira de cerca de 50 projetos em desenvolvimento.

A Plenergy é um grupo internacional que atua em Espanha, desde 2015, e em Portugal continental, desde meados de dezembro de 2024.

“Em Portugal somos uma empresa portuguesa, ou seja, tudo o que será fiscalidade é aqui que tratamos. Todos os nossos trabalhadores estão ao obrigo da legislação nacional, seja ao nível social ou fiscal”, afirmou Tiago Preguiça.

Em 10 anos, o grupo abriu 310 estações de abastecimento de combustíveis a preços ‘low-cost’, 304 em Espanha e seis em Portugal, e em 2024 faturou um total de 1.550 milhões de euros, em termos de litros de combustível, vendeu 1.385 milhões, segundo o responsável.

“O nosso grande modelo, tanto em Portugal como em Espanha, é a rapidez. Nós temos em média um abastecimento, ou melhor, uma permanência de clientes na nossa estação de três a quatro minutos. Isto é o tempo de pagar, abastecer e seguir marcha. Não temos lojas de conveniência”, sublinhou.

Em 2024, o grupo contou 3,5 milhões de clientes mensais, um “número que aumentará com a expansão a Portugal”, disse.

A vinda para o nosso país deve-se “à proximidade geográfica e ao facto de o mercado de combustíveis em Portugal necessitar de um novo concorrente, que viesse oferecer algo diferente, essencialmente com um preço mais baixo”, sustentou.

Santa Maria da Feira é, atualmente, “a nossa maior estação e a única em Portugal, neste momento, que tem lavagens para carros. A nossa expectativa é, para o próximo mês de julho, abrir a sétima estação, na Trofa”.

Além da Trofa, decorrem obras em Matosinhos, Abrantes, Loures e Póvoa de Varzim, em postos que deverão estar em funcionamento até setembro.

“São onze postos de uma meta de quinze, até ao final do ano”, afirmou Tiago Preguiça.

Sobre números concretos de vendas em Portugal, o diretor de Expansão e Relações Institucionais disse ser ainda cedo para fazer esse balanço, “uma vez que a estação que funciona há mais tempo abriu apenas há seis meses”.

O objetivo para 2026, em Portugal, é “ter entre 35 a 40 postos de abastecimento abertos”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Advogado de braga recebeu o dinheiro mas não fez o trabalho. Agora tem que devolver 81 mil euros

Advogado de Braga recebeu o dinheiro mas não fez o trabalho. Agora tem que devolver 81 mil euros

Próximo Artigo
Legislatura só não durará 4 anos se existir “coligação deliberada e cúmplice” entre ps e chega

Legislatura só não durará 4 anos se existir “coligação deliberada e cúmplice” entre PS e Chega

Artigos Relacionados