Os Swedish Academy of Motion Pictures Awards, foram atribuídos recentemente em Alstermo, na Suécia, a “O Nosso Caminho”, a Menção Honrosa de melhor filme de smartphone O filmel, da autoria Pedro Gil de Vasconcelos, foi gravado durante peregrinação do Caminho de Santiago.
O mesmo autor foi premiado por “The Great Dorito”, como Melhor Argumento para Longa Metragem, Escolha da Crítica.
“O Nosso Caminho” é um documentário que iniciou as gravações exatamente há um ano e retrata uma peregrinação a pé, entre Vila Nova de Gaia e Santiago de Compostela.
“Nos encontros com a história e com as lendas, mas sobretudo com outros que decidiram também cumprir a mesma caminhada, se encontram as motivações para quem, nos dias de hoje, decide peregrinar até à capital da Galiza”, refere o comunicado enviado a O MINHO.
“The Great Dorito” é um argumento para uma comédia de longa-metragem, que se desenvolve em redor de uma herança, com um final, no mínimo inesperado. Segundo o autor, “a escrita ocupa um lugar cada vez mais importante” na sua carreira.
“’The Great Dorito’ foi escrito no inverno passado e entendi que tê-lo a participar em festivais lhe poderia dar a notoriedade, que lhe permita ir mais longe do que ser apenas uma boa ideia. Este foi o oitavo prémio conquistado por este argumento, desde março passado”, nota.
Ao todo são já 40 os prémios arrecadados por estes e outros projetos do mesmo autor.
“O Meu Caminho” é um documentário com um ponto de vista muito pessoal sobre o Caminho da Geira e Arrieiros, gravado no Outono de 2021, que soma até à data dez prémios, em festivais em Madrid, Seul, Toronto e Munique, entre outros. Juntam-se ainda três menções honrosas e por duas vezes semifinalista.
“O Nosso Caminho” é a obra mais galardoada, detém até ao momento 13 prémios, destacando-se as recentes vitórias em Hollywood e Nova Iorque e a mais recente de todas, a Menção Honrosa em Alstermo, na Suécia. Integra ainda o programa da próxima edição do Fantasporto.