O Coordenador da Unidade de Saúde Pública da ACES Barcelos/Esposende está infetado com covid-19. Ao que apurou O MINHO, Aristides Sousa, que é também delegado de saúde, encontra-se em casa a recuperar da infeção.
O profissional de saúde tem estado na chamada linha da frente em ambos os concelhos desde o início da pandemia, dando a cara e o corpo nos principais focos que foram assolando a região do baixo Cávado.
Segundo a nota metodológica do boletim epidemiológico divulgada na segunda-feira, a incidência cumulativa a 14 dias de infeção por SARS-CoV-2 por cada 100 mil habitantes no concelho de Barcelos é de 799, muito acima dos 240 estipulados para que o concelho pertença ao grupo de risco com restrições face à pandemia.
Face ao aumento de novos casos diários, não nos é possível, de momento, indicar com precisão o número de casos ativos neste concelho.
Portugal contabiliza hoje mais 61 mortos relacionados com a covid-19 e 6.489 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.762 mortes e 249.498 casos de infeção, estando ativos 82.736, mais 1.352 do que na quinta-feira.
A DGS indica que das 61 mortes registadas nas últimas 24 horas, 33 ocorreram na região Norte, 15 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 12 na região Centro e uma no Algarve.
Há ainda mais 5.076 recuperados nas últimas 24 horas.